Estado de São Paulo tem até dia 31 para adotar placa Mercosul

Por Metro Jornal

Depois de muitas idas e vindas, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu prazo para que os estados brasileiros adotem o novo modelo do Mercosul para as placas dos veículos: em São Paulo, o governo tem até o dia 31 de dezembro para fazer a mudança.

Ao Metro Jornal, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) afirmou que trabalha “intensamente para implantar a placa Mercosul dentro do novo prazo determinado pela legislação federal”.

A nova placa entrará em circulação de forma gradual. Inicialmente, o modelo se torna obrigatório apenas para veículos novos ou para emplacamentos em casos de transferência.

Leia mais:
Veja quando as novas placas veiculares padrão Mercosul serão implementadas no seu Estado
Ponte do Limão ficará bloqueada por 21 dias

O valor do serviço pode variar de estado para estado. O Detran-SP não informou quanto custará por aqui. No Rio de Janeiro, onde a mudança já está valendo desde o mês de setembro, o custo é de R$ 193,84.

A expectativa é de que todos os veículos registrados no país tenham a chapa do Mercosul até 2023.

O padrão já é adotado na Argentina e no Uruguai e deveria ter entrado em operação no Brasil em 2016, mas o governo recuou.

Considerada mais moderna e segura do que a atual, a nova placa possui um QR Code (código de barras eletrônico) com informações sobre o veículo e o proprietário e deverá ter um chip no futuro.

placa mercosul Arte / Metro Jornal
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo