Foco

Consórcio do ABC escolhe novo líder na terça-feira

Os prefeitos da região farão reunião extraordinária na próxima terça-feira para a realização da votação que irá definir o novo presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), encerra no dia 31 de dezembro o segundo ano à frente da entidade – pelas regras do órgão, não pode mais concorrer à reeleição. 

A data foi definida no encontro mensal dos prefeitos realizado ontem e que contou apenas com três prefeitos: Morando, Kiko Teixeira (PSB), de Ribeirão Pires, e Atila Jacomussi (PSB), de Mauá.

Os líderes municipais de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), receberam aval das respectivas Câmaras na semana passada para deixarem o Consórcio – ambos não frequentam mais as reuniões mensais há meses. Diadema não faz mais parte da entidade desde julho do ano passado.

Recomendados

Também ausente ontem, o prefeito de Santo André, Paulinho Serra (PSDB), é cotado nos bastidores para assumir o Consórcio na próxima gestão. Na semana passada, ele propôs a discussão de um novo modelo ao órgão e prometeu chamar os prefeitos afastados, como Auricchio, Maranhão e Lauro Michels (PV, de Diadema), para debater o novo formato da entidade.

Morando minimizou a saída de São Caetano e Rio Grande da Serra. “São as duas prefeituras com o menor índice de arrecadação. O impacto (financeiro) é muito pequeno”, disse.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos