Foco

Número de brasileiros que quitam dívidas sobe em um ano

Dados apurados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) revelam que aumentou em 9,5% o volume de inadimplentes que conseguiram regularizar suas pendências no acumulado dos últimos 12 meses até outubro.

O dado supera o observado em setembro, que registrou alta de 5,67%. De acordo com o indicador, o volume de dívidas regularizadas avançou 8,2% no acumulado em 12 meses até outubro.

Leia mais:
Número de armas vendidas legalmente no Brasil já supera entregas voluntárias após Estatuto do Desarmamento
Conta de luz terá bandeira verde em dezembro, sem extra

Recomendados

Desse total de pendências colocadas em dia, a maior parte (65%) diz respeito a dívidas bancárias, que englobam cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos. Em segundo lugar ficaram as contas de água e luz, com um total de 19% de todas as dívidas quitadas no período. Logo depois aparecem as contas pagas no comércio (9%) e também as de serviços de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura (3%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o fim de ano é um momento propício para o consumidor colocar as contas em dia tendo em vista a injeção de dinheiro extra do 13º salário.

“Quem tem dívidas em atraso deve utilizar esse recurso para sanar sua situação financeira e, assim voltar ao mercado de crédito o mais rápido possível”, diz Pellizzzaro. “Estamos nos aproximando das festas natalinas, período em que todos gostam de presentear e aproveitar as promoções. Para isso, é importante fazer um esforço para quitar as dívidas e consumir com responsabilidade para não reincidir nos atrasos.”

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos