Foco

Passa de 100 número de detidos em manifestação em Paris

A manifestação deste sábado (1), em Paris, reuniu 5,5 mil pessoas, número menor que os 8 mil que estiveram no ato dos chamados «gilets jaunes» da semana passada.

A cifra foi divulgada pelo primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, quem também informou que ao menos 107 pessoas foram detidas na capital.

Em todo o país, calcula-se que 36 mil pessoas tenham saído às ruas.

Recomendados

Neste sábado, a capital francesa, Paris, foi palco da terceira grande manifestação contra o aumento do preço dos combustíveis, organizada pelo movimento «gilet jaune» (coletes amarelos, na tradução). De acordo com um balanço das autoridades, ao menos 10 pessoas ficaram feridas e 60 foram detidas.

Os manifestantes se reuniram durante a manhã na região da avenida Champs-Elysees. Cinco mil agentes das forças de segurança foram convocados para evitar episódios de violência como os ocorridos nos protestos anteriores, onde duas pessoas morreram. No entanto, cerca de 1,5 mil manifestantes e os policiais entraram em confronto durante o ato, que durou três horas e terminou com os 10 feridos e 60 detidos. As forças francesas usaram gás de efeito moral e canhões de água contra o público.

O primeiro grande protesto do movimento «gilet jaune» ocorreu em 17 de novembro, contra o aumento do preço do combustível, principalmente do diesel. O colete amarelo, item obrigatório para motoristas na França, virou símbolo do descontentamento. No entanto, os manifestantes também criticam as políticas sociais e econômicas do presidente Emmanuel Macron, que prometeu revogar o reajuste do combustível.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos