Foco

Pingente ajuda idosos em situação de emergência

«Apertar um botão. É tudo que você precisa para salvar sua vida de qualquer situação arriscada, seja um infarto ou um sequestro.»

Isso é o que promete o TIPMES, um pingente desenvolvido por quatro alunos de informática, de 16 e 17 anos, de uma Etec de Franca, na região norte de São Paulo.

Eles criaram um colar que livra idosos de situações de emergência. Funciona de forma simples: o pingente conta com um sistema informatizado que permite o cadastro de até cinco contatos. Se algum problema surgir, basta o idoso apertar o pingente, que emite um chamado aos nomes cadastrados.

Recomendados

Quem receber o alerta terá acesso à localização exata do idoso, facilitando o socorro.

O TIPMES (sigla em inglês para «Pingente de Sistema Emergencial Portátil») é feito de silicone, e resiste à água, quedas e riscos.

O dispositivo pode ser programado para auxiliar também pessoas com deficiência, transtornos mentais ou quem precisar de cuidados especiais.

Tudo começou quando os alunos precisaram definir um tema para o trabalho de conclusão de curso da Etec. Os quatro chegaram no tema do envelhecimento da população brasileira – e viram que, segundo o IBGE, o número de idosos pode dobrar até 2042.

Mas uma situação pessoal definiu os rumos do trabalho. “A avó de um dos nossos integrantes sofreu um acidente doméstico grave. Logo pensamos: ‘o que aconteceria se ela estivesse sozinha?’”, disse o estudante Leonardo Faleiros.

Os alunos observaram, então, que as pessoas mais velhas caem muito, às vezes sem ter como pedir ajuda para serem resgatados. A partir de então, se dedicaram a informatizar a ideia.

O pingente está 90% concluído, segundo Leonardo. «Provavelmente vai para financiamento coletivo até fevereiro do ano que vem. Estará no mercado até julho, de acordo com as métricas que planejamos», afirma.

O projeto ganhou visibilidade quando os alunos conquistaram o segundo lugar do um grande prêmio de tecnologia na cidade Programa Pense Grande, uma iniciativa da Fundação Telefônica.

Mais detalhes estão disponíveis no site do Tipmes.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos