Foco

Alex Atala: Conheça a história do mais premiado chef brasileiro

Influente e reconhecido mundialmente pela sua cozinha inovadora, que utiliza e valoriza ingredientes brasileiros, Alex Atala é hoje o chef brasileiro mais premiado.

LEIA O METRO DESTA QUARTA-FEIRA (28) COM O EDITOR CONVIDADO ALEX ATALA

Nos anos 70

Recomendados

  1. Alex Atala nasce em São Bernardo em 3 de junho 1968, na Grande São Paulo, em uma família de classe média que adora viajar; desde sempre teve contato com a natureza.

Nos anos 80

  1. Fã de rock, frequentava a cena paulistana e foi DJ em várias boates.
  2. Para se manter numa de suas viagens pela Europa, se inscreve em um curso de gastronomia. Na Bélgica, Atala se forma na Escola de Hotelaria de Namur.
  3. Vai para a França, trabalha no restaurante Jean Pierre Bruneau e estagia no renomado Hotel de la Côte D’Or. Parte para a Itália e encara desafios em cozinhas de Montpellier e Milão.

Nos anos 90

  1. De volta ao Brasil, estreia como chef no Filomena, misto de bar e casa de shows de São Paulo e sua carreira começa a se consolidar no país.
  2. Em 1999 abre duas casas: o NaMesa, que não existe mais, e o D.O.M., restaurante sofisticado, de cozinha criativa contemporânea com forte sotaque brasileiro. Atala ousa usando ingredientes brasileiros inexplorados e desvalorizados em combinações, receitas e apresentações únicas. Chama atenção e ganha o reconhecimento do público e da crítica.

Leia mais:
Tá servido? Alimentar-se bem melhora desempenho esportivo #AtalaNoMetro
Parceria com chef Alex Atala dá impulso a mercado de arroz especial #AtalaNoMetro

Nos anos 2000

  1. Em 2006, pela primeira vez, D.O.M. Restaurante entra para o The World’s 50 Best Restaurants, da “Restaurant Magazine”, publicação inglesa de prestígio no universo gastronômico, como o 50° melhor restaurante do mundo e desde então está entre os 50 melhores. Atualmente ocupa a 30° posição.
  2. Em 2009 abre o restaurante Dalva e Dito, que investe na gastronomia brasileira afetiva e reforça a crença do chef no ingrediente e na cultura nacional, resgatando pratos do clássico receituário brasileiro revisitados.

Depois de 2010

  1. Em 2013 Atala entra para a lista das 100 personalidades mais influentes da revista Time. Neste ano também inaugura o Instituto ATÁ.
  2. Em 2014 é escolhido o melhor chef do mundo pela escolha dos chefs (Chef’s Choice) e também recebe o Prêmio Diners Club pelo conjunto de sua obra
    na eleição dos 50 melhores restaurantes da América Latina.
  3. Em 2015 Alex Atala participa da segunda temporada do “Chef’s Table”, série com principais chefs do mundo da Netflix. Também inaugura o serviço de buffet de alto padrão 7 Gastronomia.
  4. Desde a chegada do Guia Michelin no Brasil, em 2015, duas casas de Alex Atala foram laureadas. Duas estrelas Michelin pelo D.O.M. Restaurante e uma estrela para o restaurante Dalva e Dito. Nas três outras edições do guia, as casas mantiveram suas posições, até hoje.
  5. 2016 chega a vez da proteina. Atala abre o Açougue Central, casa especializada em cortes secundários de carne e o aproveitamento total
    do alimento.
  6. Em 2017 inova novamente com o Bio Restaurante, que tem como filosofia a sustentabilidade, o aproveitamento total do alimento e a utilização de ingredientes orgânicos sempre que possível.
  7. O Açougue Central entra no Guia Michelin como uma das novidades de São Paulo.
  8. Em 2018 organiza o Seminário FRU.TO e fortalece a discussão sobre a alimentação no planeta. E o D.O.M ganha o título de Melhor Restaurante de Cozinha Autoral da cidade pela Veja São Paulo.

E o futuro está aí

  1. Para 2021 está prevista a inauguração do D.O.M. Hotel, nos Jardins, em São Paulo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos