Foco

Consulado italiano em São Paulo agendará passaportes via WhatsApp

O Consulado Geral da Itália em São Paulo estreará na próxima segunda-feira (26) um novo sistema de agendamento via WhatsApp para serviços de emissão e renovação de passaporte.

Segundo informações publicadas no site do consulado, a mudança foi implantada para «ir ao encontro das exigências de diversas partes representadas por concidadãos». Os agendamentos feitos até 23 de novembro pelo sistema anterior, o «Prenota Online», não serão alterados.

Com a novidade, os italianos interessados em emitir ou renovar seu passaporte precisarão primeiro efetuar uma chamada de vídeo por WhatsApp, a partir do momento em que sua situação de estado civil estiver devidamente atualizada.

Recomendados

Leia também:
Campanha nacional de doação de sangue começa neste domingo
Homem é baleado em shopping de Nova Jersey durante a Black Friday

Por meio de dois números disponíveis no site do consulado, os cidadãos poderão entrar em contato de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 13h30. Os agendamentos serão feitos para três faixas horárias: 9h às 10h, 10h às 11h e 11h às 12h, de segunda, quarta, quinta e sexta; e 13h30, 14h30 e 15h30, de terça.

O funcionário consular realizará verificações por meio do vídeo, então o requerente precisará ter em mãos o passaporte vencido ou documento de identidade (brasileiro ou italiano) com foto. Os agendamentos são sempre individuais, mas uma única chamada de vídeo por WhatsApp poderá incluir núcleos familiares (cônjuges e filhos menores de idade) de até quatro pessoas.

Outros parentes e filhos com mais de 18 anos precisarão fazer uma ligação individual.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos