Aumento de franquias em São Bernardo é o 3º maior do país

Economia. Cidade passou de 655 para 715 estabelecimentos entre o 1º semestre de 2017 e 2018, crescimento de 9%

Por Metro ABC

São Bernardo foi a 3ª cidade do Brasil que mais cresceu em relação ao número de franquias na comparação do 1º semestre de 2017 e o mesmo período deste ano. De acordo com levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchesing – franquia em inglês) entre os 30 municípios que mais possuem franquiados no país, a cidade da região passou de 655 estabelecimentos para 715 durante o intervalo de tempo da pesquisa. O número corresponde a um crescimento de 9%.

O município ficou atrás apenas de São José do Rio Preto, interior do estado, com variação de 12%, e Florianópolis, capital de Santa Catarina, que aumentou a quantidade de unidades em 11%.

Santo André aparece na 19ª colocação do ranking, com crescimento de 5%. Já São Caetano não figura entre as cidades reunidas pelo levantamento. No quadro geral, a região teve variação positiva de 7% na quantidade de unidades e 13% de aumento no número de marcas diferentes.

A diretora de relacionamento da ABF, Adriana Auriemo, avalia que o crescimento está diretamente ligado ao modelo de negócio. “(Investir em uma franquia) não é garantia de sucesso, mas é uma alternativa segura. O franquiado tem mais facilidade de fazer campanha e mostrar uma marca que já é consolidada. Tudo isso com o auxílio dos profissionais das redes, como consultores e gerentes. Há um compartilhamento de conhecimento”, explicou.

A diretora da associação também pontua que o levantamento revela uma “interiorização” das franquias. O fenômeno mostra que, cada vez mais, este tipo de negócio se afasta das capitais e procura outros locais de atuação. “É uma tendência que, ano após ano, nós sentimos um grande crescimento. As marcas avançam onde os consumidores estão. Como elas já estão estabelecidas nas capitais, começam a procurar outros perfis de consumidor. As redes também acompanham os shoppings. Onde há shopping, há franquia”, disse.

art sbc
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo