Foco

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco a partir deste sábado

Free images

Passa a valer neste sábado (10) uma nova fase da NPC (Nova Plataforma de Cobrança), que permite que boletos vencidos sejam pagos em qualquer instituição financeira e não apenas no banco em que foi emitido.

ANÚNCIO

A medida foi implantada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), e tem como objetivo tornar os pagamentos mais práticos ao consumidor. Mudanças no comprovante de pagamento, que trará mais detalhes ao pagador – como juros, multa, desconto e informações do beneficiário – também contribuem para evitar fraudes.

Leia mais:
Enem: Veja nossas dicas para controlar os nervos no segundo dia de prova
Por dentro de um hospital que cuida de vítimas de ataques com ácido

Recomendados

Outra mudança com a NPC é que os emissores de boletos referentes a faturas de cartão de crédito ou doações são obrigados a cadastrar os títulos em um novo sistema. Isso acontece porque nestes casos há diferentes opções de pagamentos – os boletos de cartão podem ser parcelados e, no caso das doações, o valor pago pode ser diferente do que consta no documento.

A implantação do novo sistema teve início no ano passado e, com as mudanças deste sábado, passa a incorporar todos os boletos processados pelos bancos. Já a inclusão de informações mais completas nas guias de pagamento, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, passaram a ser obrigatórias em 2016.

O objetivo é garantir que o consumidor não pague um documento falso – caso haja diferença entre os dados impressos no boleto e os dados reais da transação, o pagamento é bloqueado.

Tags

Últimas Notícias