Foco

Operação mira 10 deputados da Assembleia do Rio de Janeiro

Uma operação desdobramento da Lava Jato cumpre 22 mandados de prisão na manhã desta quinta-feira (8). Dez dos alvos da ação, deflagrada pelo MPF (Ministério Público Federal), PF (Polícia Federal) e Receita Federal são deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

De acordo com o MPF, eles estariam envolvidos em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos públicos e mão de obra terceirizada, principalmente no Detran-RJ. A operação foi chamada de Furna da Onça e conta com 8 equipes da PF e 35 membros do MPF.

Os deputados usariam a influência na Casa em troca de propinas vindas da organização criminosa chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral entre 2011 e 2014. O dinheiro vinha de contratos estaduais e federais superfaturados. Outros líderes eram os ex-presidentes da Alerj Jorge Picciani e Paulo Melo, presos um ano atrás na Operação Cadeia Velha.

Recomendados

Veja lista de deputados estaduais com mandados de prisão decretada na Operação Furna da Onça:

  1. André Correa (DEM)
  2. Edson Albertassi (MDB, nova ordem de prisão)
  3. Chiquinho da Mangueira (PSC)
  4. Coronel Jairo (MDB)
  5. Jorge Picciani (MDB, nova prisão, continuando em domiciliar)
  6. Luiz Martins (PDT)
  7. Marcelo Simão (PP)
  8. Marcos Abrahão (Avante)
  9. Marcus Vinícius «Neskau» (PTB)
  10. Paulo Melo (MDB, nova prisão)

 

Além deles, se destacam entre os alvos o secretário de Governo, Affonso Monnerat, o presidente do Detran/RJ, Leonardo Silva Jacob, e seu antecessor Vinícius Farah, recém-eleito deputado federal pelo MDB.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos