Foco

Enem: 6 temas de matemática

Temida por estudantes, a matemática terá sua prova no Enem no próximo  domingo. Para ajudar os candidatos, o youtuber Professor Ferretto separou seis temas que sempre caem no exame para você focar mais. Veja as dicas e, se quiser, as aulas de revisão dele no YouTube hoje e amanhã, às 19h

1 – Matemática básica

Aquela que se aprende no fundamental –as quatro operações, porcentagem, razão e proporção, equações e 1º e 2º graus. “As contas com decimais em geral são cobradas, se o aluno faz na mão no estudo ganha velocidade na hora da prova”, recomenda Ferretto. Segundo ele, em geral a porcentagem cai em problemas envolvendo juros ou cálculo de áreas.

Recomendados

2 – Funções

Segundo Ferretto, o Enem sempre traz mais de uma questão de função, de primeiro grau, quadrática e a exponencial, que requer cálculo de logaritmo. “Em geral elas estão em questões contextualizadas”, afirmou.

3 – Geometria plana

A geometria plana aparece em geral em questões que pedem cálculo de áreas e perímetros. “Normalmente são cobradas as figuras mais comuns, como retângulo, triângulo, trapézio e círculo”, avalia Ferretto. Segundo ele, algumas vezes o hexágono aparece também.

4 – Geometria espacial

Nesse quesito o foco deve ser no cálculo de volumes. “É importante saber as fórmula dos principais sólidos, que são prismas, cilindros, cones e esfera”, disse o professor.

5 – Análise combinatória e probabilidade

“Esse é o tópico que mais deixa os alunos arrepiados e as questões têm índice de acerto baixo”, diz Ferretto. Segundo ele, o foco deve ser em combinações, princípios fundamentais de contagem (PFC) e probabilidade.

6 – Estatística

Análise de gráficos tabelas é um dos itens mais cobrados nesse tópico. “Olhar um gráfico de barra e analisar qual item tem maior frequência, maior número de aparições”, afirmou Ferretto. Ele recomenda ainda estudar média, moda e mediana, dispersão, variança e desvio padrão.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos