Foco

Donald Trump vê ‘tremendo sucesso’ nas eleições nos EUA; veja o resultado

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump avaliou o resultado das eleições de meio de mandato no país como um «tremendo sucesso». Ele utilizou sua conta no Twitter para agradecer.

Leia mais:
Em Barcelona, dois trens são esvaziados por suspeita de explosivos
Bolsonaro e Temer devem discutir Previdência nesta quarta-feira

Trump se pronunciou antes mesmo do fim da apuração, quando os resultados já apontavam que o partido dele, o Republicano, não só continuará sendo maioria no Senado – que renovou um terço das cadeiras – como ainda ganhou cadeiras extras: três até a última atualização. Um dos eleitos foi o ex-candidato a presidência do país, Mitt Romney, pelo estado de Utah.

Recomendados

Em contrapartida, conforme as previsões que eram feitas antes do pleito, os democratas conquistaram a maioria na Câmara dos Representantes, que foi renovada. Os azuis já conseguiram garantir 220 dos 435 assentos da Casa, dois a mais do que os 218 que constituem a maioria simples. Vale lembrar que a apuração ainda está em curso e esse número pode aumentar.

Antes do fim da apuração, o presidente norte-americano telefonou para a líder democrata na Casa, Nancy Pelosi, para parabenizá-la e agradecer pelo discurso da vitória. Na fala, Pelosi também defendeu a União, exaltando o bi-partidarismo do país.

Na avaliação de Paulo Sotero, diretor do Instituto Brasil do Wilson Center em Washington, a vitória democrata na Câmara deve obrigar Trump a fazer algo que nunca precisou com o Congresso. Sotero avalia, ainda, que Trump sai um pouco menor das eleições intermediárias, mas que tem capacidade suficiente para contornar os problemas. Para o especialista, a campanha do republicano à reeleição, começa agora.

Os norte-americanos também foram as urnas para eleger governadores em 36 dos 50 estados. Até o fechamento desta edição, somando os estados que não tiveram eleição, eram 19 comandados pelos democratas e 24 pelos republicanos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos