Foco

No mês da Black Friday, lojas virtuais fazem ‘esquenta’ com promoções

Guarde a data: 23 de novembro. Dia de compras mais esperado pelos americanos, a Black Friday já se tornou uma tradição no Brasil. A cada ano mais consumidores aguardam as grandes promoções para comprar de tudo: livros, celulares, televisões, eletrodomésticos… tem até quem economize para investir em um carro novo.

Nos Estados Unidos, a expectativa da Black Friday é criada apenas para a data que segue o feriado de Ação de Graças – celebrado na América do Norte como um dia de gratidão a Deus, pelos bons acontecimentos do ano. Já no Brasil, a data comercial foi incorporada e adaptada para novembro inteiro.

Leia mais:
Tecnologia: Samsung deve anunciar smartphone dobrável nesta semana
Resgate da Nota Fiscal Paulista fica bloqueado

Recomendados

Assim, diversas empresas divulgam promoções para maximizar as vendas no mês que antecede dezembro e as festas de fim de ano. São os esquentas – termo que brinca com a preparação para o grande dia de descontos.

O Carrefour, por exemplo, oferece a promoção «Open Black», com preços reduzidos e frete grátis para compras acima de R$ 299. O envio gratuito é uma vantagem que atrai consumidores que não querem se deslocar para comprar um produto.

Nas Lojas Americanas, a «Garantia Black Friday» também oferece descontos para quem não tem paciência de esperar até a quarta sexta-feira do mês. Compras feitas com o cartão Ame nos sites Americanas.com.br, Submarino e Shoptime garantem 20% do valor da compra em desconto para ser utilizado em outros produtos até o Black Friday.

Já o comércio virtual Amazon.com.br, que recentemente expandiu sua operação com uma loja de eletrodomésticos, oferece até 80% de desconto em seu esquenta, com seleção de livros e diversos outros produtos. As promoções abrangem o catálogo próprio da empresa e itens de revendedores autorizados.

Impacto em vendas

O mercado passou a aderir o termo Black Friday em 2011, e desde então o feriado tem crescido e ganhado mais lojas adeptas a cada ano. De acordo com o portal Busca Descontos, em 2017 foram mais de R$ 2.1 bilhões em vendas – a expectativa desse ano é que os ganhos aumentem.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos