Foco

Senado faz consulta pública sobre plebiscito de revogação do Estatuto do Desarmamento; como votar

Um projeto do Senado Federal sobre a convocação de um plebiscito para revogação ou não o Estatuto do Desarmamento voltou a repercutir na internet após o segundo turno das eleições. Isso porque o Senado abriu, no ano passado, uma consulta pública sobre a matéria no portal e-Cidadania.

É importante alertar que o projeto, se aprovado, não pretende revogar a lei, sancionada em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que proibiu o porte de armas por civis, com exceção para os casos onde haja necessidade comprovada. O objetivo do projeto de decreto legislativo seria a realização de um plebiscito para enfim decidir sobre a permanência ou não do estatuto.

Leia mais:
Bolsonaro vai doar dinheiro de campanha que sobrou para Santa Casa de Juiz de Fora
Ministro abre investigação contra Haddad por shows de Roger Waters no Brasil
Bolsonaro quer juiz Sérgio Moro na Justiça ou no STF

Recomendados

A liberação da posse de armas de fogo aos civis foi defendida pelo presidente eleito Jair Bolsonaro e dividiu opiniões dos brasileiros. Em sua proposta de Plano de Governo, porém, não há uma definição clara sobre a liberação de armas. «Reformular o Estatuto do Desarmamento para garantir o direito do cidadão à legítima defesa sua, de seus familiares, de sua propriedade e a de terceiros», indica o texto.

Com a vitória nas urnas e o projeto em tramitação no Senado, correntes nas redes sociais e em grupos de mensagens pedem a manifestação de favoráveis e contrários a medida. Para participar, é preciso fazer um cadastro no site ou utilizar os dados do Facebook ou conta Google. Não é possível votar mais de uma vez.

Às 12h desta terça-feira (30), a opção «NÃO» (ou seja, contrário a realização de um plebiscito que pode ou não revogar o Estatuto do Desarmamento) vencia com 690 mil votos, 57% dos mais de 1,21 milhão de opiniões. Já a opção «SIM» (ou seja, favorável ao plebiscito que pode ou não revogar o Estatuto do Desarmamento) contabilizava cerca de 521 mil votos – 43% do total.

Situação do projeto

Em tramitação no Senado Federal, o Projeto de Decreto Legislativo (SF) n° 175, apresentado no dia 5 de setembro de 2017, passa por análise da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). Em reunião em março, a comissão aprovou a realização de uma audiência pública, sem data definida.

Também não há previsão para um parecer da CCJ nem sobre a votação no plenário do Senado. É possível acompanhar o projeto clicando aqui.

Veja quais foram os senadores que apresentaram o PDS 175/2017:

Wilder Morais (PP/GO), Eduardo Lopes (PRB/RJ), Ataídes Oliveira (PSDB/TO), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), José Maranhão (PMDB/PB), Paulo Bauer (PSDB/SC), Ana Amélia (PP/RS), Lasier Martins (PSD/RS), Ronaldo Caiado (DEM/GO), Acir Gurgacz (PDT/RO), José Medeiros (PODE/MT), Benedito de Lira (PP/AL), Valdir Raupp (PMDB/RO), Edison Lobão (PMDB/MA), Ivo Cassol (PP/RO), Cidinho Santos (PR/MT), Alvaro Dias (PODE/PR), Antonio Anastasia (PSDB/MG), Raimundo Lira (PMDB/PB), Aécio Neves (PSDB/MG), Elmano Férrer (PMDB/PI), Pedro Chaves (PSC/MS), Hélio José (PMDB/DF), Flexa Ribeiro (PSDB/PA), Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), Airton Sandoval (PMDB/SP) e Sérgio Petecão (PSD/AC).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos