Foco

Eleições: dicas para a hora do voto

Horário e quem vota
As seções abrem às 8h e fecham às 17h. São obrigados a votar os eleitores alfabetizados com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para analfabetos e para quem tem entre 16 e 17 anos e mais de 70.

Como votar?
Basta levar documento oficial com foto, como RG e CNH. O título de eleitor facilita a identificação. Para quem já fez a biometria e tem o documento digital pelo app e-Título (mais em www.tse.jus.br), basta o celular.

O que posso usar?
Não há proibição sobre vestir chinelos, bermudas, shorts e regatas. Não pode votar sem camisa ou em traje de banho. É proibido levar equipamentos eletrônicos até a urna. Celulares devem ser deixados com o mesário.

Recomendados

Posso levar um acompanhante?
Só eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio na hora de votar, desde que a ajuda seja autorizada pelo presidente da seção. Pais podem levar filhos pequenos à cabine, mas a recomendação é a de que se evite para não atrasar o voto.

E se eu não votar?
Eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral podem justificar a ausência em qualquer seção do país. Quem deixar para justificar após a votação deve imprimir requerimento no site do TSE e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral até 60 dias após a eleição. Quem não o fizer pode ser multado. Como as eleições são independentes, quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo turno.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos