Foco

Hamilton de Holanda homenageia centenário de Jacob do Bandolim em quatro álbuns

O instrumentista Hamilton de Holanda é um workaholic da música: não raro, lança um, dois ou até três álbuns por ano. Em 2018, foram quatro, todos em homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim (1918-1969), empacotados agora em um luxuoso box.

Jacob é referência absoluta para Hamilton por ter sido responsável por delinear  uma identidade brasileira ao bandolim. Nada mais justo, portanto, que o principal expoente da versão em dez cordas desse instrumento celebre agora a obra do mestre.

O interessante do projeto é que ele passa longe de ser uma mera coletânea de faixas. Cada disco tem uma identidade própria, dando ênfase a aspectos distintos das 40 composições escolhidas e se distanciando do choro tradicional do homenageado.

Recomendados

“Eu não queria simplesmente regravar. Queria colocar as músicas dele dentro de uma realidade contemporânea, com uma estética diferente, mas ainda muito próxima do Jacob”, diz Hamilton.

Em “Jacob 10zz” – indicado ao Grammy Latino 2018 de melhor álbum instrumental – ele se vale da formação de trio para fazer leituras jazzísticas. Em “Jacob Black”, a percussão ganha força para ressaltar aspectos afrobrasileiros. “Jacob Bossa” evidencia o balanço das melodias, aproximando-as ao universo de Tom Jobim. E “Jacob Baby” dá ares de caixinha de música às faixas com foco no público infantil.

A distribuição das composições partiu da intuição de Hamilton. “Fui pescando cada uma, mas deixando a essência delas me conduzir.”

Apenas uma – “Assanhado” – está presente em todos os álbuns, proporcionando um exercício curioso ao ouvinte. “Talvez essa seja uma das músicas dele com as quais mais dá para brincar de improvisar”, explica o artista.

Os discos incluem ainda duas faixas nunca gravadas por Jacob, bem como outras duas dentro do universo dele e “Jacob Black” e “Serenata Jacarepaguá”, criadas por Hamilton. “Essa fiz em um momento de inspiração. Foi quase ‘psicotocada’”, brinca ele, que usou o bandolim do próprio Jacob nas gravações.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos