Consulado português em São Paulo suspende pedidos de nacionalidade

Por Rádio Bandeirantes

Os pedidos de nacionalidade portuguesa no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo cresceram 34% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período de 2017. O aumento levou à suspensão de novas solicitações na capital e no escritório de Santos até 2 de janeiro de 2019.

A procura subiu, principalmente, após a alteração legislativa que liberou a atribuição de nacionalidade a netos de portugueses nascidos no exterior. No período de inverno brasileiro, o consulado foi reforçado com o envio de uma missão para tentar acelerar a análise de processos pendentes.

De acordo com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a suspensão temporária não vai afetar quem procurar outros consulados no país.

No ano passado, o Consulado de São Paulo foi o que mais recebeu pedidos de nacionalidade portuguesa em todo o mundo, com mais de 12 mil solicitações. Dos seis mil pedidos feitos este ano, 61% correspondem a vistos de estudo. Entre os motivos está o fato da nota do Enem ter passado a ser aceita por instituições de ensino portuguesas.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas informou que em setembro foi autorizada a contratação de um chanceler para reforçar o posto de São Paulo. Também foi liberada a abertura de três vagas para assistentes técnicos no Escritório Consular de Santos.

Os requerentes que não quiserem aguardar até janeiro de 2019 podem dar entrada nos pedidos diretamente na Conservatória dos Registos Centrais de Portugal. Informações no site do Instituto dos Registos e do Notariado do governo português.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo