Foco

São Caetano é destaque em ranking sobre segurança

São Caetano apareceu em posição de destaque em ranking que mostra as cidades  paulistas onde os moradores estão mais ou menos vulneráveis à violência. A pesquisa, feita e divulgada pelo Instituto Sou da Paz, coloca a cidade do ABC na segunda colocação do estado quanto se trata de moradores seguros. O primeiro da lista é São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.  Os dados analisados são do primeiro semestre deste ano. 

O ranking foi criado a partir do IECV (Índice de Exposição a Crimes Violentos), que mede a exposição à violência nos municípios com ao menos 50 mil habitantes (139 no total) e em 86 delegacias da capital. O indicador é norteado por crimes letais, sexuais e contra o patrimônio e  permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes entre as diferentes regiões e ao longo dos anos.

O IECV é a média ponderada de três subíndices focados em diferentes fenômenos criminais. Um deles mede e compara a evolução dos homicídios e latrocínios, com peso de 50% no IECV geral. O outro indicador analisa e compara a evolução dos casos de estupros, com peso de 25% no IECV geral. Há também o índice que mede e compara a evolução dos crimes contra o patrimônio (roubo de veículo, roubo de carga e roubo em geral), também com peso de 25% no final.

Recomendados

Quanto maior o IECV de um município, maior a exposição aos crimes violentos naquele local, aponta a pesquisa do Sou da Paz. O estudo coloca Lorena, no interior, e Itanhaém, no litoral sul, como os municípios com mais exposição à violência. Já entre os que estão em situação oposta, o levantamento destaca São Caetano, onde o “percentual de população em situação de vulnerabilidade social é zero”, justifica a publicação do Instituto Sou da Paz. 

O município é o único da região a figurar em posição de destaque no ranking.  Santo André e São Bernardo não aparecem nem entre os 50 melhores índices.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos