São Caetano é destaque em ranking sobre segurança

Por Cadu Proieti, Metro Jornal ABC

São Caetano apareceu em posição de destaque em ranking que mostra as cidades  paulistas onde os moradores estão mais ou menos vulneráveis à violência. A pesquisa, feita e divulgada pelo Instituto Sou da Paz, coloca a cidade do ABC na segunda colocação do estado quanto se trata de moradores seguros. O primeiro da lista é São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.  Os dados analisados são do primeiro semestre deste ano. 

O ranking foi criado a partir do IECV (Índice de Exposição a Crimes Violentos), que mede a exposição à violência nos municípios com ao menos 50 mil habitantes (139 no total) e em 86 delegacias da capital. O indicador é norteado por crimes letais, sexuais e contra o patrimônio e  permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes entre as diferentes regiões e ao longo dos anos.

O IECV é a média ponderada de três subíndices focados em diferentes fenômenos criminais. Um deles mede e compara a evolução dos homicídios e latrocínios, com peso de 50% no IECV geral. O outro indicador analisa e compara a evolução dos casos de estupros, com peso de 25% no IECV geral. Há também o índice que mede e compara a evolução dos crimes contra o patrimônio (roubo de veículo, roubo de carga e roubo em geral), também com peso de 25% no final.

Quanto maior o IECV de um município, maior a exposição aos crimes violentos naquele local, aponta a pesquisa do Sou da Paz. O estudo coloca Lorena, no interior, e Itanhaém, no litoral sul, como os municípios com mais exposição à violência. Já entre os que estão em situação oposta, o levantamento destaca São Caetano, onde o “percentual de população em situação de vulnerabilidade social é zero”, justifica a publicação do Instituto Sou da Paz. 

O município é o único da região a figurar em posição de destaque no ranking.  Santo André e São Bernardo não aparecem nem entre os 50 melhores índices.

ranking violencia Arte / Metro Jornal
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo