Outubro Rosa: senhas para mamografia grátis na Praça da República já estão esgotadas

Por Metro Jornal

A ação realizada na Praça da República, em São Paulo, nesta quinta-feira (18), noticiada desde a semana passada pelo Metro Jornal, já está com as senhas esgotadas para os exames de mamografia gratuitos.

Leia mais:
Outubro Rosa: As famosas que venceram o câncer de mama
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS a partir de hoje

Para as mulheres que não conseguiram um lugar na fila, a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) está encaminhando as pacientes para Unidades Básicas de Saúde, AMAs e AMEs.

Já aquelas que estão com um número garantido, caso os médicos percebam alguma alteração, passam por um exame de ultrassom e são encaminhadas ao hospital Pérola Byington, na Bela Vista.

Autoexame

Uma recomendação da FIDI, que é responsável pelos exames de imagem em 85 unidades públicas de saúde na capital, é que as mulheres façam uma mamografia de rotina anualmente a partir dos 40 anos. O autoexame também é importante para que a mulher se familiarize com seu corpo e note alguma alteração nas mamas com mais facilidade. Ele pode ser feito uma vez por mês, logo após a menstruação.

"Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, faça o movimento inverso, colocando a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Já no mamilo, faça pressão suave e verifique se há alguma secreção. As axilas também podem omitir pequenas alterações, portanto, após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços."

Autoexame câncer de mama FIDI
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo