Outubro Rosa: ação na Praça da República conta com cortes de cabelo e cursos de maquiagem grátis

Por Metro Jornal

A ação "Todos pelo Rosa", realizada na Praça da República, em São Paulo, está realizando uma série de atividades e ações sociais gratuitas para conscientização e combate ao câncer de mama.

Organizada pela FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), a iniciativa conta com cortes de cabelo, oficinas de maquiagem e de lenços, palestras sobre prevenção e consultoria de moda, sem gastar nada. As atividades ficam disponíveis para o público até esta sexta-feira (19).

Mamografia

Nesta quinta (18), uma fila tomou a praça, com diversas mulheres interessadas em realizar exames de mamografia gratuitamente durante a ação. Contudo, as senhas já esgotaram. As interessadas que ainda comparecem lá pela consulta são encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, AMAs e AMEs.

Autoexame

Uma recomendação da FIDI, que é responsável pelos exames de imagem em 85 unidades públicas de saúde na capital, é que as mulheres façam uma mamografia de rotina anualmente a partir dos 40 anos. O autoexame também é importante para que a mulher se familiarize com seu corpo e note alguma alteração nas mamas com mais facilidade. Ele pode ser feito uma vez por mês, logo após a menstruação.

"Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, faça o movimento inverso, colocando a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Já no mamilo, faça pressão suave e verifique se há alguma secreção. As axilas também podem omitir pequenas alterações, portanto, após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços."

Autoexame câncer de mama FIDI
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo