O Facebook do Brasil também já tem o “botão de contexto”, que permite aos usuários checarem as informações das reportagens postadas na rede social. Ele está localizado no canto inferior direito de links, na forma de uma letra “i” minúscula dentro de um círculo branco.
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O objetivo da nova ferramenta, lançada na semana passada no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no México, é evitar o compartilhamento de “fake news”. Ela já estava em teste nos EUA desde o ano passado e agora foi expandida para os países da América Latina.
O recurso permite que os usuários acessem a descrição do veículo original na Wikipedia, artigos relacionados sobre o mesmo tópico e informações de dados de compartilhamento daquele conteúdo específico.
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Além dos recursos testados originalmente, o Facebook está oferecendo duas novas informações: “compartilhado por amigos”, que mostrará quais amigos compartilharam o artigo; e “mais sobre este link”, que dará uma amostra de outras histórias publicadas pelo mesmo veículo.
Nos EUA o Facebook está um passo à frente. Além do “botão de contexto”, a rede social iniciou um “pequeno teste para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de uma reportagem quando fornecemos mais informações sobre o autor dela”.
Isso significa que, além dos dados sobre o veículo, as publicações com links para notícias também poderão mostrar as reportagens recentes escritas pelo mesmo jornalista, um botão para seguir sua página ou perfil e uma descrição do autor, também da Wikipédia.
Veja o botão de contexto no «Metro»: