Outubro Rosa: Praça da República terá exames de mamografia gratuitos

Por Metro Jornal

O mês de outubro reúne várias iniciativas da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Entre os dias 16 e 19 de outubro, a ação Todos pelo Rosa vai oferecer exames gratuitos de mamografia na praça da República, no centro.

A avaliação médica será feita dentro de um estande montado pela FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem). Serão 50 senhas distribuídas por dia entre às 10h e 18h. As mulheres deverão apresentar o cartão do SUS, o CPF e o RG.

Leia mais:
Pediatras pedem uso racional de exames por imagens em crianças
Selena Gomez tem crise emocional é internada em clínica psiquiátrica, diz site

Se durante o exame os médicos detectarem alguma alteração, um exame de ultrassom será feito na hora e as pacientes serão encaminhadas ao hospital Pérola Byington, na Bela Vista.

Além das mamografias, cabeleireiros profissionais farão cortes para doação de cabelo entre os participantes. A modelo Gi Charaba, que aos 30 anos teve câncer de mama, estará no evento para compartilhar sua experiência e dar dicas de moda.

Autoexame

Uma recomendação da FIDI, que é responsável pelos exames de imagem em 85 unidades públicas de saúde na capital, é que as mulheres façam uma mamografia de rotina anualmente a partir dos 40 anos. O autoexame também é importante para que a mulher se familiarize com seu corpo e note alguma alteração nas mamas com mais facilidade. Ele pode ser feito uma vez por mês, logo após a menstruação.

"Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, faça o movimento inverso, colocando a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Já no mamilo, faça pressão suave e verifique se há alguma secreção. As axilas também podem omitir pequenas alterações, portanto, após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços."

Autoexame câncer de mama FIDI
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo