Foco

Datafolha: Bolsonaro tem 58% dos votos válidos; Haddad, 42%

Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial do segundo turno com 16 pontos percentuais de vantagens sobre Fernando Haddad (PT), segundo pesquisa divulgada ontem pelo instituto Datafolha. Considerado apenas os votos válidos – que exclui brancos, nulos e indecisos – o deputado tem 58% contra 42% do petista.

No primeiro turno, no último domingo, Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos ou 49,2 milhões de eleitores. Haddad alcançou 29,28%, equivalente a 31,3 milhões de votos.

Considerando os votos totais, o candidato do PSL  registra 49% – 7 pontos percentuais acima do obtido no primeiro turno – enquanto Haddad aparece com 36%, nove pontos percentuais a mais. Votos brancos e nulos somam 8%  e eleitores indecisos são 6%.

Recomendados

Recorte regional

Bolsonaro lidera em quatro das cinco regiões do país e tem o melhor desempenho na região Sul, com 60% das intenções de voto. Haddad só é líder no Nordeste e com maior vantagem, de 52% a 32%.

Por sexo

Na preferência entre as mulheres, o Datafolha aponta empate técnico: Bolsonaro tem 42% e Haddad aparece com 39%. O capitão reformado do Exército tem o maior apoio dos homens, 57% enquanto o candidato do PT tem 33%.

Apoios

A pesquisa também perguntou para quem deveria ir o apoio dos presidenciáveis derrotados no segundo turno. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) têm maioria por apoiar Haddad, 43% e 46%, respectivamente. Já Geraldo Alckmin (PSDB) deveria preferir Bolsonaro para 46%.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos