Foco

Dia da Criança: comemore a data com segurança

12 de outubro. Associação e ONG alertam para alguns perigos que podem ir junto com brinquedos e mostram o que fazer para evitá-los

Sexta-feira é feriado e Dia da Criança, e, como em todos os anos, elas esperam ganhar um brinquedo de presente nessa data. De acordo com a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), é fundamental que os adultos prestem atenção para não estragarem a brincadeira no dia tão esperado pela criançada.

Entre os principais itens que devem ser observados na hora de pegar uma caixa na loja, segundo a Proteste,  é a segurança, principalmente se a criança que vai receber o presente tem até cinco anos de idade. É nessa faixa etária em que ocorre a maior parte dos acidentes com brinquedos.

Pesquisa realizada pela ONG Criança Segura mostra que crianças de até três anos de idade estão mais sujeitas a engasgos, pois tendem a colocar os objetos na boca e acabam o engolindo.

Recomendados

Anualmente, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocamentos, e outras 73 mil são hospitalizadas por quedas relacionadas a brinquedos, informa a ONG.

Outro aspecto bastante importante é verificar do que é feito aquele brinquedo, qual material. PVC, por exemplo, pode ser tóxico. A informação deve constar na embalagem. Desde 1992, a certificação de brinquedos é obrigatória no Brasil.

Brinquedos comercializados no mercado informal podem oferecer riscos, como a presença de metais pesados (chumbo, cádmio, tintas etc.) ou de bordas cortantes. Veja no quadro ao lado as principais dicas para um Dia da Criança seguro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos