Foco

Grupo de eleitores em SP alega que urna não registrou votos para presidente

Um grupo de eleitores se reuniu neste domingo (7), primeiro turno das eleições, para ir até o cartório da quinta zona eleitoral, no Jardim Paulista, e reclamar que algumas urnas do Colégio Concept – instalado no histórico prédio do colégio Sacre Coeur – não estavam computando o voto para presidente da república.

A reportagem foi até o local e apurou com funcionários do TRE que, de fato, as reclamações existiram, mas eles disseram que, nessas eleições, com urnas mais novas, o processamento dos votos é mais rápido.

Dessa forma, se um eleitor digita o último voto, que é o de presidente, e aperta o confirma de forma rápida, a votação pode ser concluída sem que a foto do candidato apareça.

Recomendados

Leia mais:
Vídeo de urna eletrônica que se ‘auto completa’ é falso
Urnas não estão processando voto para presidente? TRE esclarece boato

No entanto, esses funcionários não têm poder para tomar qualquer atitude em relação às urnas e orientaram esses eleitores a procurarem o cartório.

A reportagem foi até o cartório, que não informou o número de denúncias, mas confirmou que «muitas» pessoas registraram a mesma reclamação e que, agora, caberá a juíza responsável pela região qualquer tipo de ação.

Os funcionários do colégio Concept também relataram uma pequena confusão por conta das reclamações dos eleitores.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos