Foco

Datafolha: Bolsonaro cresce e chega a 35%; Haddad tem 22%

A última pesquisa do Instituto Datafolha de intenção de voto para a Presidência, divulgada ontem, confirma uma tendência e deixa uma dúvida. Jair Bolsonaro (PSL) voltou a crescer (chegou a 35%, um salto de 7% em uma semana), mas seus 39% de votos válidos – que desconsideram brancos, nulos e indecisos –, ainda o deixa distante de liquidar a disputa já no primeiro turno, pois precisaria conquistar 11 pontos percentuais até domingo.

Nos números mais recentes do Ibope, da última quarta-feira, o panorama é semelhante: Bolsonaro saltou de 27% para 32% em uma semana, mas tem 38% de votos válidos, o que é insuficiente para evitar o segundo turno.

Na pesquisa do Datafolha em 22 de agosto, primeira após os registros das candidaturas, o militar da reserva liderava no cenário em que o ex-presidente Lula – ainda oficialmente candidato do PT – não era testado. Na ocasião, Bolsonaro tinha 22% e era seguido por Marina Silva (Rede), com 16%, Ciro Gomes (PDT), com 10%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%.

Recomendados

Em setembro, Bolsonaro cresceu gradativamente, mas a disputa entre seus concorrentes mais próximos sofreu uma reviravolta: em uma semana, Fernando Haddad (PT), já oficializado como o nome petista após Lula ter a candidatura cassada devido à Lei da Ficha Limpa, disparou. Nas últimas pesquisas de agosto, o ex-prefeito de São Paulo tinha 4% tanto no Datafolha quanto no Ibope.

Um mês depois, atingia 22% nas sondagens de ambos os institutos e se consolidou na segunda posição. Nesse período, Ciro e Alckmin estagnaram e Marina despencou.

Haddad chegou a reduzir para 6 pontos percentuais sua desvantagem para Bolsonaro no Datafolha e também no Ibope. A partir daquele momento, porém, o presidenciável do PSL abriu distância e o petista viu sua rejeição crescer. Bolsonaro chega à véspera do primeiro turno com 13 pontos de folga sobre Haddad no Datafolha (35% a 22%) e com rejeição semelhante (45% a 40%). A última pesquisa do Ibope sai hoje.

O deputado federal do PSL ganhou espaço onde já era mais consolidado: subiu 4 pontos no Centro-Oeste e 3 no Sudeste no último Datafolha.

Veja o resultado dos votos totais:

  1. Jair Bolsonaro (PSL): 35% (na pesquisa anterior, 32%)
  2. Fernando Haddad (PT): 22% (na pesquisa anterior, 21%)
  3. Ciro Gomes (PDT): 11% (na pesquisa anterior, 11%)
  4. Geraldo Alckmin (PSDB): 8% (na pesquisa anterior, 9%)
  5. Marina Silva (Rede): 4% (na pesquisa anterior, 4%)
  6. João Amoêdo (Novo): 3% (na pesquisa anterior, 3%)
  7. Alvaro Dias (Podemos): 2% (na pesquisa anterior,  2%)
  8. Henrique Meirelles (MDB): 2% (na pesquisa anterior, 2%)
  9. Cabo Daciolo (Patriota): 1% (na pesquisa anterior, 2%)
  10. Guilherme Boulos (PSOL): 0% (na pesquisa anterior, 0%)
  11. Vera Lúcia (PSTU): 0% (na pesquisa anterior, 0%)
  12. João Goulart Filho (PPL): 0% (na pesquisa anterior, 0%)
  13. Eymael (DC): 0% (na pesquisa anterior, 0%)
  14. Branco/nulos: 6% (na pesquisa anterior, 8%)
  15. Não sabe/não respondeu: 5% (na pesquisa anterior, 5%)

Considerando-se apenas os votos válidos, em que são excluídos os votos brancos, nulos e de eleitores que se declararam indecisos, os números foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 39% Fernando Haddad (PT): 25% Ciro Gomes (PDT): 13% Geraldo Alckmin (PSDB): 9% Marina Silva (Rede): 4% João Amoêdo (Novo): 3% Henrique Meirelles (MDB): 2% Alvaro Dias (Podemos): 2% Cabo Daciolo (Patriota): 1% Guilherme Boulos (PSOL): 1% Vera Lúcia (PSTU): 0% João Goulart Filho (PPL): 0% Eymael (DC): 0% Confira evolução das pesquisas Datafolha:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos