'Tinder eleitoral': 5 sites para te ajudar a escolher seus candidatos

Por André Vieira/ Cadu Proieti/ Metro Jornal

Pensando nas eleições como um grande relacionamento com a difícil missão de mudar as nossas vidas no prazo curto de quatro anos, diversos sites inspirados nos aplicativos de paquera estão ajudando os eleitores a escolher o seu candidato ideal.

A partir de questionários que comparam as suas respostas com as propostas ou posicionamentos dos políticos, as ferramentas – todas gratuitas – apontam quais são os candidatos que mais se encaixam no seu perfil e estão afinados com o seu pensamento.

A maioria dos sites usa um percentual para indicar o nível de semelhança entre as ideias do eleitor e as dos candidatos e alguns trazem resumo das propostas e usam filtros que permitem optar, por exemplo, por aqueles que têm condenações e processos. Veja abaixo cinco opções de “Tinder eleitoral”.

Tem Meu Voto (temmeuvoto.com)

O eleitor responde a apenas seis perguntas sobre as suas expectativas para o país e o site lista os dez candidatos a deputado estadual, federal e ao Senado com respostas mais semelhantes. É possível saber os que têm condenações, um resumo das propostas e a declaração de bens.

Tem Meu Voto (temmeuvoto.com) Reprodução/Tem Meu Voto

Bússola Eleitoral (bussolaeleitoral.org)

Por meio de 36 questões de assuntos diversos, em que o eleitor indica se concorda ou não e o quanto considera o tema importante, o site mostra os candidatos a deputado mais afinados a partir de um gráfico em que o eleitor fica no centro e os candidatos a orbitam ao redor.

Bússola Eleitoral (bussolaeleitoral.org) Reprodução/Bússola Eleitoral

Match Eleitoral (matcheleitoral.folha.uol.com.br)

Criada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a ferramenta faz 20 perguntas ao eleitor sobre temas comportamentais, políticos e econômicos e cruza as respostas com o posicionamento dos candidatos. O resultado do nível de afinidade é apresentado em percentual.

Match Eleitoral (matcheleitoral.folha.uol.com.br) Reprodução/Match Eleitoral

Sintonia Eleitoral (sintoniaeleitoral.g1.globo.com)

Do “G1”, compara pontos de vista do eleitor, que diz se concorda ou não com 30 afirmações, com os dos presidenciáveis (que foram extraídas de questionário e declarações públicas). O resultado é em percentual e posiciona o eleitor entre progressista e conservador.

sintonia eleitoral (sintoniaeleitoral.g1.globo.com) Reprodução/Sintonia Eleitoral

O Iceberg (oiceberg.com.br/calculadora)

A Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 faz 23 perguntas ao eleitor, em cinco áreas, e mostra o percentual de similaridade entre as respostas e as dos presidenciáveis. Outra ferramenta, o Partidômetro, ajuda na hora de escolher candidatos a deputado pela afinidade partidária.

O Iceberg (oiceberg.com.br/calculadora) Reprodução/O Iceberg

PESQUISE TAMBÉM

TSE (divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga)

Site da Justiça Eleitoral que reúne dados sobre todas as candidaturas. Traz informações sobre a declaração de bens, detalha os gastos de campanha e disponibiliza o plano de governo dos candidatos.

Ranking (www.politicos.org.br)

Faz ranking de desempenho dos parlamentares a partir de informações como gastos do mandato, presença nas sessões, como votam nos projetos e se respondem a processos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo