Foco

Homem é preso ao assediar mulher em ônibus em SBC

Alessandro valle/Abcdigipress

Um homem foi preso após assediar uma jovem dentro de um ônibus intermunicipal na tarde de ontem, em São Bernardo.

ANÚNCIO

O caso é o primeiro de repercussão do ABC a ser enquadrado na lei federal 13.718, que tornou crime atos de importunação sexual. Sancionada no fim do mês passado, a lei prevê de 1 a 5 anos de prisão para o agressor. O homem foi o primeiro também a ser autuado na Lei Tamires, que completa um ano neste mês e permite ao município multar a prática do assédio sexual na rede de transporte coletivo e demais locais públicos da cidade. A penalidade financeira é de R$ 6.548,76.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, repassadas pela Prefeitura de São Bernardo, o homem de 40 anos praticou o crime dentro do coletivo intermunicipal 165Bl1, que liga o Parque Represa Billings, em Santo André, ao Terminal São Bernardo, no Centro.

Recomendados

O homem teria se sentado ao lado da passageira, de 20 anos, e em seguida teria iniciado a agressão sexual com palavras e gestos enquanto se masturbava. Os demais passageiros perceberam o ocorrido e impediram a continuação da importunação.

A prefeitura diz que o agressor tentou fugir do ônibus, mas o motorista fechou as portas e dirigiu até a base da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo.

O homem já tinha passagens por crimes de furto e roubo. Ele foi levado ao 1º DP, onde permanece detido, de acordo com informações da administração municipal.

Relembre

O Metro Jornal publicou reportagem em agosto em que mostrou que a Lei Tamires ainda não havia sido aplicada após 10 meses em vigor.

Na ocasião, a administração municipal informou que a GCM da cidade havia sido acionada três vezes pela população para atender casos de assédio em locais públicos. No entanto, as multas não foram aplicadas, de acordo com a prefeitura, porque os fatos não foram comprovados “após averiguação das autoridades”.

A lei 6597/17 foi sancionada em outubro de 2017 após casos de ejaculações dentro de ônibus em São Bernardo e em outras cidades da Grande São Paulo, incluindo a capital. Ela ganhou o nome Tamires em homenagem a uma mulher importunada no município. METRO ABC

Tags

Últimas Notícias