Ibovespa se firma nos 80 mil pontos com cena eleitoral

Por Estadão Conteúdo

O Ibovespa abriu a sessão desta terça-feira (2)  em forte alta e, com isso, se firmou no nível dos 80 mil pontos. Ao mesmo tempo, o dólar recua a R$ 3,95. A disposição ao risco dos investidores se dá por notícias no campo eleitoral, mais precisamente pelo avanço do candidato considerado mais pró-mercado (Jair Bolsonaro, PSL) na última pesquisa Ibope/Estadão/TVGlobo, de acordo com visão de analistas de renda variável.

O avanço do principal índice da B3 deve se firmar com a melhora do comportamento dos mercados acionários nos Estados Unidos, que passaram a operar em alta a despeito da percepção negativa sobre disputas comerciais e preocupações com as contas públicas na Europa, mais precisamente na Itália.

Às 10h43, o Ibovespa renovava máxima aos 81.053,64 pontos, em alta de 3,09%. Há instantes, os ganhos eram generalizados, com o chamado kit eleições apontando fortes ganhos. Petrobras subia 5,17% (ON), 6,10% (PN), Banco do Brasil ON ganhava 6,42% e Eletrobras ON, 8,22%.

O levantamento de intenção de voto dos eleitores na disputa ao Palácio do Planalto, divulgado na segunda-feira à noite, mostrou avanço de quatro pontos do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, para 31%, e estabilidade do petista Fernando Haddad (em 21%). Os investidores monitoram os resultados da pesquisa Datafolha nesta terça à noite.

Luiz Mariano De Rosa sócio da Improve Investimentos destaca que a decisão de mais um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o agora presidente Dias Toffoli, de proibir a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal Folha de S. Paulo e a retirada do sigilo sobre a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci contribuem para a disposição dos agentes às compras.

No plano das commodities, a cotação dos contratos futuros de petróleo no mercado internacional tinha sinal positivo. Mesmo perto das máximas em quatro anos, em meio a sinais de redução na oferta global, o Brent operava estável e WTI tinha alta de 0,16%. Por causa do feriado na China, a cotação do minério de ferro no porto de Qingdao segue a mesma do fechamento da véspera, estável (0,0%).

Por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial caiu 0,3% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. No ano, a indústria teve alta de 2,5%, acumulando em 12 meses avanço de 3,1%.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo