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Crescem reclamações sobre despacho de malas nas viagens de avião

Um levantamento do site Reclame Aqui, obtido em primeira mão pela BandNews FM, mostra que as queixas com relação ao despacho de malas nas viagens de avião aumentaram quase 90% neste ano.

Entre janeiro e agosto de 2017, foram registradas 659 reclamações sobre o assunto; o número subiu para 1.240 no mesmo período deste ano.

As queixas são de passageiros que levaram bagagem de mão e, por algum motivo, tiveram de despachar e foram cobrados por isso.

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Elas têm como alvo empresas aéreas nacionais e estrangeiras, aeroportos, a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – que, para o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, não dão informações claras sobre o assunto.

«Algumas delas têm como causa a falta de conhecimento por parte do consumidor, enquanto outras são causadas pela falta de esclarecimento das regras por parte das companhias aéreas. Num aeroporto é uma coisa, no outro é outra. É preciso ter uniformidade», diz.

A designer de sobrancelhas Chris Ladeira teve problemas numa viagem recente de Belo Horizonte (MG) para Londrina (PR): apesar de usar a mesma mala, na ida ela não precisou pagar taxa de despacho; na volta, sim.

O administrador de empresas Renato Oliveira da Silva comprou passagens para os sogros de Recife (PE) para Manaus (AM) e pagou a taxa de despacho tanto para a ida quanto para volta, mas o casal foi cobrado novamente num dos trechos.

«Minha sogra apresentou o comprovante na volta, disse que a taxa estava paga. A atendente disse que não estava paga, e pior: falou para eles que, se não quisessem levar a bagagem, que embarcassem sozinhos», conta.

As reclamações relacionadas às bagagens são 22% do total postado no site contra companhias aéreas; em seguida, aparecem problemas no cancelamento de voo, reembolsos, cobranças abusivas e mau atendimento.

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