Um levantamento do site Reclame Aqui, obtido em primeira mão pela BandNews FM, mostra que as queixas com relação ao despacho de malas nas viagens de avião aumentaram quase 90% neste ano.
Entre janeiro e agosto de 2017, foram registradas 659 reclamações sobre o assunto; o número subiu para 1.240 no mesmo período deste ano.
As queixas são de passageiros que levaram bagagem de mão e, por algum motivo, tiveram de despachar e foram cobrados por isso.
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Elas têm como alvo empresas aéreas nacionais e estrangeiras, aeroportos, a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – que, para o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, não dão informações claras sobre o assunto.
«Algumas delas têm como causa a falta de conhecimento por parte do consumidor, enquanto outras são causadas pela falta de esclarecimento das regras por parte das companhias aéreas. Num aeroporto é uma coisa, no outro é outra. É preciso ter uniformidade», diz.
A designer de sobrancelhas Chris Ladeira teve problemas numa viagem recente de Belo Horizonte (MG) para Londrina (PR): apesar de usar a mesma mala, na ida ela não precisou pagar taxa de despacho; na volta, sim.
O administrador de empresas Renato Oliveira da Silva comprou passagens para os sogros de Recife (PE) para Manaus (AM) e pagou a taxa de despacho tanto para a ida quanto para volta, mas o casal foi cobrado novamente num dos trechos.
«Minha sogra apresentou o comprovante na volta, disse que a taxa estava paga. A atendente disse que não estava paga, e pior: falou para eles que, se não quisessem levar a bagagem, que embarcassem sozinhos», conta.
As reclamações relacionadas às bagagens são 22% do total postado no site contra companhias aéreas; em seguida, aparecem problemas no cancelamento de voo, reembolsos, cobranças abusivas e mau atendimento.