Foco

Trump, sobre Kim Jong-un: ‘Nos apaixonamos’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ele e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, «se apaixonaram».

A declaração foi dada durante um comício na Virgínia Ocidental, no último sábado (29), poucas horas depois de o ministro das Relações Exteriores de Pyongyang, Ri Yong-ho, ter acusado os EUA de falta de reciprocidade nas ações para pacificar a península.

«Não, de verdade. [Kim] Me escreveu belas cartas, então nos apaixonamos», disse Trump, que se encontrou com o líder norte-coreano no último dia 12 de junho, em Singapura.

Recomendados

Na ocasião, os dois se comprometeram com a paz e a desnuclearização da Península da Coreia. Uma segunda reunião entre eles pode acontecer nos próximos meses.

Também no último sábado, o ministro das Relações Exteriores do país asiático discursou nas Nações Unidas (ONU) e acusou os EUA de usarem métodos «coercitivos e letais para a construção de confiança», em referência às sanções contra Pyongyang.

A Casa Branca afirma que derrubará os bloqueios somente quando a Coreia do Norte abrir mão de seu arsenal nuclear, coisa que o país não se mostra disposto a fazer. «A percepção de que as sanções podem nos colocar de joelhos é irrealizável, e as medidas restritivas aumentam a desconfiança», afirmou Ri.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos