Amado e odiado, ele está chegando! Quando começa o horário de verão?

Por Luccas Balacci

Quando se começa a pensar no horário de verão, é comum o pensamento de "como o ano passou rápido!"

A medida, que adianta o relógio em uma hora, divide opiniões entre os brasileiros. Há aqueles que adoram aproveitar a hora extra de sol no fim do dia, assim como existem os que detestam acordar antes do amanhecer.

Neste ano, o início do horário de verão será atrasado em duas semanas, para não bater com o período eleitoral – inicialmente, a mudança seria no dia 21 de outubro, uma semana antes do segundo turno.

A mudança foi oficializada em dezembro do ano passado, após um decreto do presidente Michel Temer. Uma das justificativas é que a diferença de horário entre os Estados pode atrapalhar no tempo para a apuração dos votos.

Como as eleições são motivo suficiente para tirar o sono dos brasileiros, o horário de verão da temporada 2018/2019 terá início na meia noite do dia 4 de novembro. Neste momento, os relógios terão que ser ajustados uma hora à frente para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

O polêmico período terá fim no dia 16 de fevereiro do ano que vem. O governo chegou, inclusive, a discutir o fim do horário de verão. A ferramenta, criada em 1985, tem como objetivo economizar energia elétrica, fazendo com que as pessoas aproveitem mais a luz do sol.

Um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou, porém, que a iniciativa já não era mais tão efetiva, uma vez que o consumo de eletricidade estava mais ligado à altas temperaturas do que ao horário.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo