Foco

CET aumenta tempo para travessia em 11 cruzamentos de São Paulo

Luiz Rosa precisa de dois ciclos para cruzar a avenida André Porto/Metro

Mais 12 vias passaram a fazer parte nesta segunda-feira (24) do programa Pedestre Seguro, que aumenta em média 20% o tempo de travessia, além de acrescentar mais ciclos aos sistemas de semáforos, a fim de encolher o tempo de espera do pedestre. Entre elas, 11 tiveram alta de tempo e uma apenas reforço de sinalização para travessia. Com elas, o programa passa a contar com 33 vias.

ANÚNCIO

Uma das avenidas que passaram por mudanças ontem foi a Corifeu de Azevedo Marques, na zona oeste.

Gabriele acabou atravessando no vermelho

Segundo a prefeitura, as travessias na Corifeu ficaram 22% mais longas (a reportagem cronometrou 24 segundos ontem). Como alguns trechos contam com botoeiras, é necessário que o pedestre as acione para atravessar.

Recomendados

“A botoeira funciona, mas tem que andar rapidinho, o tempo é curto. Honestamente, não percebi mudança nenhuma”, disse a estudante Valéria Duarte, 23. A impressão foi partilhada por outros pedestres abordados ontem na avenida.

E, por ali, é fácil ver pedestres atravessando no semáforo vermelho correndo mesmo.

“É que demora demais, mesmo com a botoeira”, justifica a estudante Gabriele Pereira, 19 anos, depois de atravessar a avenida com o semáforo fechado em frente ao Foro Regional do Butantã (zona oeste).

A impaciência também justificou a travessia proibida do editor de vídeo Filipe Lopes, 30, no cruzamento da Corifeu com a rua Santanésia, alguns metros depois de onde Gabriele havia atravessado. “[O semáforo] demora muito para abrir [para o pedestre] e fecha rápido, acabo arriscando”, confessa Lopes.

Mas a pressa pode custar a vida; segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), 395 pedestres morreram em acidentes de trânsito na cidade no ano passado.

Já quem não pode apertar o passo exercita a paciência. O aposentado Luiz Rosa, 71, precisa de dois ciclos para atravessar a avenida com a ajuda da bengala e da esposa. “Demoro uns quatro minutos no total. Vou com cuidado, tem que prevenir.”

Onde mudou

Vias onde o tempo de semáforos e de ciclos para pedestres aumentou nesta segunda.

  1. Estrada de Itapecerica
  2. Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
  3. Avenida Eng. Caetano Álvares
  4. Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
  5. Avenida Sapopemba
  6. Avenida Sen. Teotônio Vilela
  7. Avenida José Pinheiro Borges
  8. Avenida Aricanduva
  9. Avenida dos Bandeirantes
  10. Avenida Corifeu de Azevedo Marques
  11. Avenida Eliseu de Almeida
  12. Avenida Assis Ribeiro

Tags

Últimas Notícias