Foco

Vida deve ter prioridade sobre economia, diz Papa

Giulio Origlia/Getty Images

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (24) que a «vida» deve ter prioridade em relação à «economia», durante sua visita a Riga, capital da Letônia, segunda etapa de seu giro pelos países bálticos.

ANÚNCIO

Leia mais:
Secretário admite que pode fechar o ano sem elucidar caso Marielle
Voo de São Paulo para Milão faz pouso de emergência nas Ilhas Canárias

Após ter discursado na Lituânia contra o totalitarismo, o líder da Igreja Católica voltou a abordar o tema da liberdade, pouco antes de visitar um monumento em homenagem aos mortos na Guerra de Independência da Letônia (1918-1920).

Recomendados

«Ao fim deste encontro, iremos ao Monumento da Liberdade, onde estarão presentes crianças, jovens e famílias. Estes nos lembram que a maternidade da Letônia encontra eco na capacidade de promover estratégias que sejam verdadeiramente eficazes e focadas nos rostos concretos dessas famílias, desses idosos, dessas crianças, mais do que no primado da economia sobre a vida», disse, em discurso a autoridades letãs.

Além disso, Francisco elogiou a capacidade do país de «criar oportunidades de trabalho» e ressaltou que o índice de desenvolvimento humano também se mede pelo «poder de crescer e se multiplicar».

«O desenvolvimento das comunidades não se mede unicamente pela capacidade de bens e recursos da qual se dispõe, mas pelo desejo que se existe de gerar vida e criar futuro», acrescentou. A visita acontece no marco dos 100 anos do início da Guerra de Independência da Letônia, país onde a maioria da população é cristã (25% de luteranos, 21% de católicos e 11% de ortodoxos).

O Papa se reuniu também com o presidente Raimonds Vejonis. Sua viagem aos países bálticos terminará nesta terça-feira (25), na Estônia.

Tags

Últimas Notícias