Foco

São Bernardo vai fiscalizar vagas especiais em estacionamentos de mercado e shopping

Vagas reservadas para idosos Joel Rocha/SMCS

Agentes de trânsito de São Bernardo vão fiscalizar o uso de vagas especiais em estacionamentos privados, mas de uso coletivo, como shoppings, mercados e bancos.

ANÚNCIO

A ação vale desde setembro do ano passado na capital, por exemplo, onde motoristas que utilizam os espaços destinados a deficientes e idosos sem ter a credencial são multados em R$ 293,47.

No caso de São Bernardo, porém, haverá apenas aplicação de notificações educativas. “Vamos fazer uma grande campanha de educação envolvendo também os estabelecimentos. No primeiro momento, não haverá multa. Estaremos atentos também aos reincidentes”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).   

Recomendados

As ações devem ficar mais visíveis ao público nas próximas semanas, quando há previsão também do uso de atores para conscientizar os motoristas.

A permissão para entrada dos agentes nos estabelecimentos particulares foi publicada em resolução na sexta-feira no Notícias do Município, veículo de informação oficial da prefeitura.

A publicação pede que as empresas reforcem a sinalização sobre o uso das vagas e submeta as mudanças ao Departamento de Engenharia de Tráfego.

Fica estipulado também que os estabelecimentos serão responsáveis por acionar os agentes de trânsito.

Morando diz, porém, que a ideia é tornar a fiscalização rotineira. “Tem   muita reclamação de frequentadores de shoppings sobre o desrespeito às vagas especiais. Sabemos que é uma questão de educação. Os agentes vão circular nestes locais para constranger. Os fiscais particulares também participarão.”

A cidade conta com três shoppings, o Metrópole, no Centro, o Golden Square, no Jardim do Mar, e o Plaza, no Ferrazópolis.

Em vias públicas, continua valendo a aplicação de multas para quem utiliza as vagas especiais irregularmente. A infração é considerada gravíssima e tem valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para ter direito ao estacionamento especial, é preciso ter a credencial emitida pelo órgão de trânsito da cidade em que vive. Veja ao lado como conseguir a autorização nas três cidades.

Tags

Últimas Notícias