Foco

Plataforma reúne 125 candidatos do ABC para as eleições

‘Vote pelo ABC’. Entre os concorrentes cadastrados no site da campanha, 67 tentam uma vaga como deputado estadual e 58 como federal

José Antonio Teixeira/Divulgação

Lançado em julho deste ano, o site da campanha “Quem é do ABC vota pelo ABC” registrou 125 candidatos a deputado federal e estadual da região até ontem. A plataforma é uma alternativa para que a população possa verificar quais são os postulantes que pretendem representar as sete cidades do ABC na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília, no ano que vem.

ANÚNCIO

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também possui uma lista de candidatos disponível para download. No entanto, a opção não traz o domicílio eleitoral, apenas a cidade em que o concorrente nasceu.

Dos 125 cadastrados no site, 67 tentam uma vaga como deputado estadual e 58 como federal. O levantamento também traz outra informação relevante: apenas 31 dos registros foram feitos por mulheres.

Recomendados

Para ter o nome no site como opção de voto, a própria equipe do candidato precisa realizar a inscrição. A plataforma pede que o postulante descreva quais são as bandeiras defendidas, a trajetória política e as propostas para o ABC. Entretanto, poucos são os candidatos que colocaram essas informações na plataforma até o momento.

Entre outras entidades, a iniciativa foi encabeçada pela Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). O presidente da instituição, Pedro Cia Junior, avaliou que a quantidade de candidatos cadastrados “está próximo do esperado”. “Vale lembrar que só aceitamos quem tem domicílio eleitoral na região e que realmente vá representar o ABC”, explicou.

Ele também reforçou que a ideia da campanha é evitar o voto em concorrentes “estrangeiros” e aumentar a força política da região para pleitear verba no futuro. “São muitos os candidatos que não passam pelo ABC, mas ganham muitos votos daqui. Queremos conscientizar a população de que é importante votar pela região. É uma campanha apartidária que visa trazer mais investimento por meio de emendas parlamentares e outras ações”, disse.

O site para quem quiser conhecer os candidatos é o www.votepeloabc.com.br.

O deputado federal Tiririca (PR), por exemplo, recebeu 63.736 votos das sete cidades do ABC na última eleição, em 2014.

Faltam informações de planos

O professor do mestrado em comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Arquimedes Pessoni avaliou a iniciativa como interessante e útil. No entanto, o pesquisador ponderou que o site “peca no momento em que não mostra informações de todos os candidatos, como plano de governo”. A opção sobre propostas existe na ferramenta, mas cada postulante precisa abatecer suas informações. Poucos deles, porém, preenchem o item.
“A população fica muito preocupada com as eleições hegemônicas para governador e presidente e esquece dos deputados federais e estaduais. Nesse sentido, o site é bem útil por levantar essa necessidade de escolha”, disse. “Por outro lado, boa parte dos candidatos não colocou as informações sobre a candidatura. Como o eleitor vai decidir em quem votar apenas com a foto e o número?”, completou.
Para Pessoni, a navegabilidade do site poderia ser mais organizada. “Quem entra na plataforma precisa clicar em um por um para saber se é candidato a federal ou estadual”, avaliou.

Movimento reeditado

A campanha “Quem é do ABC vota pelo ABC” foi inspirada em um movimento parecido, lançado às vésperas da eleição de 1994. Na ocasião, a atividade surtiu efeito e os moradores do ABC conseguiram eleger 13 representantes, quatro a mais que na disputa anterior. Foi a melhor marca até hoje.

No lançamento da plataforma, em julho deste ano, a organização da campanha estipulou que a meta desta vez seria eleger 12 deputados estaduais e 6 federais que representem a região – o triplo do que o ABC tem atualmente.

ABC tem seis deputados no momento

A região conta, no momento, com quatro representantes na Assembleia Legislativa de São Paulo e dois na Câmara Federal.

Dos sete deputados estaduais eleitos em 2014, o ABC possui apenas quatro em mandato atualmente: Ana do Carmo, Teonilio Barba, Luiz Fernando e Luiz Turco, todos do PT. Orlando Morando (PSDB) e Atila Jacomussi (PSB) deixaram os cargos para assumir as prefeituras de São Bernardo e Mauá, respectivamente. Vanessa Damo (MDB), de Mauá, teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os dois deputados federais da região atualmente em Brasília são Alex Manente (PPS) e Vicentinho (PT).

Tags

Últimas Notícias