Na eleição de 2018, 35% dos candidatos não têm receita nem despesa

Por Estadão Conteúdo

Cerca de 35% dos 24.798 candidatos aptos a participar da eleição este ano não declararam qualquer movimentação financeira (receita e despesa) à Justiça Eleitoral no primeiro mês de campanha. Levantamento feito pelo Estadão/Broadcast aponta que 8.593 candidatos não apresentaram contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – dos quais 2.694 são mulheres. O número chega a 9.017 se for considerado o total de candidatos que não tiveram receita, independentemente de haver despesa ou não.

Na avaliação de analistas, um dos fatores que explicam o grande número de campanhas sem fluxo de dinheiro é a redução dos gastos eleitorais. Com a proibição das doações empresariais determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os candidatos têm recebido recursos de pessoas físicas e também podem ter as campanhas financiadas com o Fundo Eleitoral – R$ 1,7 bilhão para todos os 35 partidos – e com parte do Partidário – aproximadamente R$ 880 milhões.

Leia mais:
Eleições: site recebe denúncias de mensagens de ódio e discriminação
Eleições 2018: Na educação, desafio é melhorar aprendizagem em SP

O advogado e ex-ministro do TSE Henrique Neves pondera, no entanto, que é preciso avaliar que, quando a falta de dinheiro na campanha está aliada a outros indícios, como ausência de pedido de apoio a eleitores e de votos nas urnas, pode motivar suspeitas sobre uma "candidatura laranja" – ou seja, candidatos lançados para cumprir cotas partidárias, como a de mulheres. Em março, o Supremo decidiu que ao menos 30% da verba do Fundo Eleitoral tem de ser destinada para candidaturas femininas.

Para o ex-ministro do TSE, a ausência de fluxo de dinheiro também aponta uma dificuldade dos candidatos em conseguir doadores, mas destaca que a campanha "precisa ser feita de alguma forma". Ele destaca que, se não há dinheiro para fazer um adesivo ou um cartaz, por exemplo, o candidato pode participar de reuniões ou mesmo "pedir votos para o vizinho", afirmou.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo