Começa cúpula de 3 dias entre Coreias pela desnuclearização

Por Metro Jornal

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, iniciaram na terça-feira (18) uma cúpula de três dias que tem como meta avançar nos diálogos de paz na península e encerrar o programa nuclear de Pyongyang.

O encontro ocorreu na capital da Coreia do Norte, na sede do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, mas o conteúdo discutido não foi revelado.

Foi a primeira vez, em 70 anos, que Kim recebeu um líder estrangeiro no local que é símbolo do governo do país. Além da reunião de terça, está previsto um segundo round de conversas até o próximo dia 21. Trata-se do terceiro encontro entre eles desde abril, quando começaram os diálogos de desnuclearização.

É o mesmo formato já usado nas reuniões dos últimos dias 27 de abril e 26 de maio, assim como para a mediação feita pela Coreia do Sul para agendar o histórico encontro de Kim com o presidente norte-americano, Donald Trump, em junho.

Kim acompanhou Moon à residência destinada a convidados do Estado, onde o presidente sul-coreano ficará hospedado durante sua visita de três dias.

“Você, senhor presidente, está viajando por todo o mundo, mas nosso país é humilde comparado a nações desenvolvidas”, disse Kim a Moon. “Tenho esperado e esperado por hoje. O nível da acomodação e do programa que fornecemos pode ser baixo, mas é com nossa melhor sinceridade e coração.”


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo