Foco

Mergulhador de resgate em caverna da Tailândia processa Elon Musk por difamação

O bilionário acusou o mergulhador britânico de ser um ‘estuprador de crianças’, sem apresentar qualquer prova

Um mergulhador britânico que participou da operação de resgate de adolescentes presos numa caverna da Tailândia, em julho deste ano, está processando o bilionário norte-americano Elon Musk por difamação.

  1. Elon Musk volta fazer acusações contra mergulhador que ajudou no resgate de meninos da Tailândia
  2. As perigosas doenças escondidas dentro de cavernas

Vernon Unsworth ajudou no resgate dos 12 adolescentes tailandeses que estavam presos numa caverna.

Musk lançou várias acusações contra o mergulhador, sem qualquer prova. Acusou-o, inclusive, de ser um «estuprador de crianças».

Recomendados

No processo, o mergulhador pede uma indenização de US$ 75 mil (cerca de R$ 309 mil) e uma ordem judicial para que Musk pare de acusá-lo.

A defesa de Unsworth diz que o objetivo é «punir Musk por seus malfeitos e evitar que ele repita este comportamento hediondo».

O mergulhador diz que Musk usou sua conta no Twitter e seus e-mails para «levar ao público acusações falsas e difamatórias».

À época das acusações, a conta de Musk no Twitter tinha cerca de 22,5 milhões de seguidores.

«O estranho é que ele ainda não tenha me processado», chegou a escrever Musk no Twitter, depois do mergulhador dizer que estava cogitando acionar a Justiça.

Unsworth deu início ao processo no Estado americano da Califórnia. Outra ação correrá em Londres, de acordo com a petição inicial de Unsworth.

«A riqueza e a influência de Musk não podem transformar suas mentiras em verdades ou evitar que ele pague por seus erros diante de um tribunal», disse o advogado americano de Unsworth, L. Lin Wood.

Disputa em torno de submarino

O desentendimento entre Musk e o mergulhador inglês começou quando o bilionário decidiu oferecer um mini-submarino para ajudar no resgate dos adolescentes tailandeses.

O empresário postou imagens do veículo no Twitter e sugeriu que o artefato poderia ajudar na operação.

Em seguida, Unsworth deu uma entrevista à rede de TV CNN, na qual disse que o mini-submarino de Musk era apenas «um truque de relações públicas, (que) não tem a menor chance de funcionar», disse. Disse ainda, de forma grosseira, que Musk podia «introduzir o mini-submarino onde dói».

O fundador da Tesla, então, respondeu com uma série de tuítes nas quais acusava Unsworth de pedofilia.

Mesmo tendo depois deletado os tuítes e pedido desculpas ao mergulhador, Musk voltou à discussão semanas depois.

Numa entrevista por e-mail ao site BuzzFeed, Musk voltou a dizer que Unsworth era um «estuprador de crianças». Ele pediu ao repórter que fosse atrás do que «realmente ocorreu» na caverna, sugerindo que o mergulhador não contribuiu de forma alguma com o resgate das crianças.

O bilionário também disse que tinha «tinha esperanças» de que Unsworth tentaria processá-lo.

Unsworth não participou diretamente dos mergulhos de resgate, mas, anteriormente, havia explorado intensamente o complexo de cavernas.

Vários dos mergulhadores que participaram do resgate disseram à reportagem do BuzzFeed que a participação de Unsworth foi «fundamental».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos