Foco

Parlamento do Chile aprova Lei de Identidade de Gênero

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta quarta-feira (12) a Lei de Identidade de Gênero, que permite que maiores de 18 anos alterem nome e sexo em documentos oficiais e que menores entre 14 e 18 realizem a mudança com autorização de responsável legal.

O projeto foi aprovado com 95 votos a favor e 46 contrários.

Leia mais:
Suprema Corte da Índia derruba lei de 1861 que criminalizava homossexualidade
Kit Harington, o Jon Snow de GOT, critica falta de atores gays em filmes de heróis

Recomendados

Como o Senado já havia aprovado o texto na semana passada, a medida só depende da sanção do presidente conservador Sebastián Piñera para entrar em vigor, mas deve enfrentar contestações no Tribunal Constitucional.

Quando entrar em vigor, a lei permitirá que maiores de 18 anos solteiros possam mudar nome e sexo com um procedimento simples no Registro Civil, enquanto os casados terão de recorrer a um tribunal de família. Atualmente, apesar de a mudança de nome geralmente ser aceita pela Justiça, a lei exige a presença de um advogado, o que envolve custos, e a pessoa ainda pode ser submetida a exames médicos e psiquiátricos, prolongando o processo.

O Movimento Homossexual de Integração e Libertação (Movilh) definiu a votação como «histórica», enfatizando que ela «mudará a qualidade de vida de milhares de pessoas». Alvaro Troncoso, responsável pelo movimento, assegurou que «hoje, para nós, transexuais, o Chile é um país diferente».

A Lei de Identidade de Gênero garante como princípios básicos a despatologização, a não discriminação arbitrária, a confidencialidade e a dignidade de tratamento. Além disso, assegura o direito à identidade de gênero sem que sejam necessárias terapias hormonais ou cirurgias de qualquer tipo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos