Em cada 3 brasileiros, 1 não paga contas em dia

Por Metro Jornal

Um terço (35%) dos brasileiros afirmam que a renda que têm é insuficiente para pagar as contas em dia. E quase a metade (46%) deles dizem que não falta nem sobra dinheiro com a renda que possuem. Apenas 13% garantem estar com as contas no azul, sobrando para fazer compras ou investir depois de pagar todas elas.

Os números estão em uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que revela ainda que dois em cada dez consumidores tiveram o acesso ao crédito negado nas compras a prazo no mês de julho, sendo a falta de comprovação de renda e recursos insuficientes os principais motivos.

Para o presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, esses números indicam que a maioria dos brasileiros vivem dentro de um padrão de vida acima daquele que o orçamento lhes permite.

“As pessoas precisam mudar a forma de pensar o orçamento mensal. Em vez de esperar ou tentar fazer com que sobre dinheiro, devem buscar aquilo que realmente desejam em sua vida, seus sonhos e metas pessoais e familiares, e poupar para isso. Não é uma questão de números ou de incrementar a renda, e sim de ter novos hábitos, mais conscientes”, diz Domingos.

Segundo o educador financeiro, há momentos na vida das pessoas em que a melhor saída é dar alguns passos para trás, analisar as finanças, verificar qual é real padrão de vida em que se está vivendo e, se for o caso, mudá-lo para continuar seguindo adiante.

artcontas
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo