Centro Hospitalar Municipal de Santo André terá centro de especialidades

Por Cadu Proieti/Metro ABC

A Prefeitura de Santo André promete inaugurar até o mês que vem um novo ambulatório de especialidades. O equipamento funcionará dentro do CHM (Centro Hospitalar Municipal), localizado na avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção, que atualmente só oferece especialistas em cirurgia.

Segundo o prefeito Paulinho Serra (PSDB), a instalação depende de adequações no prédio e reorganização de fluxo de atendimento, intervenções que ele diz estarem em andamento. “Será para separar o hospital das especialidades, que é onde a gente tem a maior demanda reprimida na cidade hoje”, explica o prefeito.

Atualmente, a cidade tem na rede municipal três postos que atendem só com médicos especialistas: Centro de Especialidades 1 (avenida Ramiro Colleoni, 220, Centro), o Centro de Especialidades 2 (rua Waldemar Soares, s/nº, Parque das Nações) e o Centro de Especialidades 3 (rua Paulo Novaes, 501, Vila Vitória), este último foi fechado há cerca de um ano para reforma pelo programa Qualisaúde e será reaberto com outro perfil (leia mais abaixo).

O prefeito diz que com o funcionamento do ambulatório dentro do CHM a cidade contará com quatro equipamentos do tipo. “Vai dobrar a capacidade de especialidades que a gente tem para desafogar o posto da Ramiro Colleoni (que recebe o fluxo de pacientes da unidade da Vila Vitória desde o seu fechamento)”, afirma o chefe do Executivo.

Apesar de não ter informado quais os serviços médicos serão ofertados no novo espaço, Paulinho afirmou que o local deve funcionar como um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) municipal.

A unidade citada como exemplo por ele é comandada pelo governo estadual e oferece cardiologia, ortopedia, mastologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, endocrinologia, dermatologia, anestesiologia, gastroenterologia, proctologia e urologia, além das áreas de cirurgia vascular, cirurgia geral e cirurgia plástica.

Perfil de unidade da Vila Vitória vai mudar

O Centro de Especialidades 3 de Santo André, que fica na Vila Vitória e recebe obras de reforma pelo programa Qualisaúde, será reaberto até o fim deste ano – segundo a prefeitura – com um novo perfil.

Antes do fechamento, há cerca de um ano, o espaço realizava consultas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, neurologia infantil e reumatologia, além de fazer distribuição de medicamentos e insumos.

Agora, a administração municipal diz que o equipamento será reaberto como referência para casos de doenças crônicas e não-crônicas infecciosas. O serviço atualmente é ofertado na sede do Armi (Ambulatório de Moléstias Infecciosas), que fica na rua das Silveiras, 73, Vila Guiomar.

Segundo o secretário de Saúde do município, Marcio Chaves, as especialidades que eram oferecidas na Vila Vitória devem ser realizadas no novo ambulatório que ficará dentro do CHM (Centro Hospitalar Municipal).

Com isso, a prefeitura deve concentrar os atendimentos de especialistas no centro da cidade, já que Chaves também promete transferir o atendimento do Centro de Especialidades 2, hoje no 2º Subdistrito, para região central – mas ainda sem prazo para a mudança.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo