Foco

Carlinhos Brown explica quais foram as inspirações para compor ‘Santos do ABC’

Religiosidade, cidades com nomes de santos, população trabalhadora, senso comunitário e uma boa comida simples e caseira. Esses foram alguns dos motivos que fizeram com que Carlinhos Brown se apaixonasse e declarasse seu encanto pelo ABC em forma de canção.

Cacique do axé baiano e um dos melhores percussionista do Brasil, Brown transformou em música o que viu e sentiu em algumas visitas à região durante este ano. Dessas experiências, nasceu “Santos do ABC”. “Tudo ficou na minha cabeça. Eu fui muito bem recebido e fiquei encantado com tudo que vi”, explicou o cantor, em entrevista  ao Metro Jornal.

Acompanhado de crianças, ele apresentou a música cheia de gingado pela primeira vez no Festival do Chocolate de Ribeirão Pires deste ano, em julho. O single será lançado oficialmente acompanhado do clipe, mas ainda não tem previsão de lançamento devido a outros projetos do cantor. Porém, você pode conferir a letra completa ao lado e ouvir a música no site do Metro Jornal em primeira mão.

Recomendados

Antes de participar do festival, Carlinhos Brown já havia desembarcado em Ribeirão Pires para conhecer o projeto Gol do Brasil, que beneficia 200 alunos da rede pública com aulas de futebol no contraturno escolar. O cantor também visitou a Torre de Miroku, monumento oriental em homenagem à deusa Kannon, localizada às margens da represa Billings, em Ribeirão Pires. Foi nesse ambiente de paz e tranquilidade que Brown diz ter recebido o primeiro “estalo” para a composição.

As primeiras palavras, que virariam o refrão da canção, surgiram em uma brincadeira com o amigo Hélio Santana, que também assina a música. “(A região) tem uma religiosidade muito forte e foi tudo muito espontâneo. Senti uma paz incrível (na torre). Ficamos brincando com a frase ‘eu quero ver você cantar todos os santos do ABC’. Depois, visitamos as outras cidades e pensei:  ‘temos que fazer essa música’”.

Outros pontos da canção falam sobre trabalho e gastronomia. “É notório que o ABC não é um espaço qualquer, é uma região muito produtiva do Brasil. Também gostei das comidas que tive a oportunidade de provar. Tudo me inspirou, inclusive o senso comunitário que presenciei em uma feira de casacos”, disse.

Por fim, o tour de Carlinhos Brown pela região acabou no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. “Terminei a visita onde foram gravados os filmes do Mazzaropi. Fiquei louco naqueles estúdios.”  

Ouça a música:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos