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Novas pistas da rodovia Anchieta não têm placas nem iluminação

Ecovias libera tráfego no trecho que recebia obras, mas ainda falta realizar algumas intervenções

Trecho que teve obras está sem luz Alessandro Valle/Abcdigipress

Liberadas para o tráfego na sexta-feira passada, as novas pistas da rodovia Anchieta, entre os quilômetros 18 e 23, em São Bernardo, apresentam problemas nos primeiros dias de funcionamento.

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O Metro Jornal percorreu o trecho na tarde de ontem e na noite de anteontem e flagrou algumas situações irregulares. Uma delas é a ausência, em ambos os sentidos, de placa informando a velocidade máxima permitida ao longo dos cinco quilômetros da nova via expressa. Sinalização antiga mostra, antes do início do trecho, que o permitido é 90 km/h. Porém, há placa provisória, colocada de forma irregular em um cavalete, apontando para limite máximo de 80 km/h no sentido litoral.

Segundo o Manual de Sinalização Vertical do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em vias urbanas acima de 80 km/h é necessário a implantação de placas informativas a cada dois quilômetros, o que não ocorre na nova pista da Anchieta.

Outro problema encontrado pela reportagem foi a ausência de iluminação ao longo do trecho que recebeu obras. Em março, o Metro Jornal mostrou os problemas de falta de luz em vários pontos da rodovia. Na ocasião, a Ecovias, concessionária responsável pela estrada, informou que por conta das intervenções foi necessário retirar postes, mas que os mesmos seriam recolocados ao final dos serviços, o que, até o momento, também não ocorreu.

Além das duas situações, foi notado que as grades de proteção no canteiro central, que inibem pedestres de tentarem atravessar a rodovia, não foram colocadas em grande parte do trecho.

Na Justiça

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), acionou a Justiça com ação civil pública contra mudanças realizadas em três acessos da cidade à via Anchieta. Segundo ele, as obras no local geraram insegurança nos quilômetros 18, 22 e 23.

A reportagem observou ontem que o acesso ao bairro no km 22, sentido São Paulo, está fechado e ainda recebe algumas intervenções.

A concessionária alega que “as obras foram executadas dentro dos parâmetros técnicos vigentes e com acompanhamento da prefeitura durante todo o processo.»

‘Ligação da luz já foi solicitada’

A Ecovias informou que o reestabelecimento da iluminação no trecho já foi solicitado formalmente à Eletropaulo, responsável pela prestação do serviço na região. A empresa citada informou que na noite de ontem enviou equipes ao local para religar o sistema.

Sobre a falta de sinalização, a Ecovias alega que “há placas de sinalização no trecho” e que o limite máximo de velocidade na pista expressa é de 90 km/h.

A concessionária informou ainda que as grades de proteção do canteiro central foram instaladas em 50% do trecho e “o restante será concluído nos próximos dias”.

Sobre o bloqueio no km 22 da rodovia para o bairro, a Ecovias diz que está em diálogo com a Prefeitura de São Bernardo para adequações e melhoria da orientação aos usuários, no trecho urbano, e liberação do tráfego no local.

Placa aponta 80 km/h onde Ecovias diz que é 90 km/h

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