Foco

Museu Nacional: veja fotos do espaço, criado em 1818, antes do incêndio

O incêndio de grandes proporções que tomou o Museu Nacional do Rio de Janeiro na noite deste domingo (2/9) ainda tem prejuízos ainda incalculáveis para a História e a Ciência brasileiras.

O espaço tinha mais de 20 milhões de peças e é a mais antiga instituição histórica do país, fundada por D.João VI, em 1818.

Veja abaixo fotos do espaço, retiradas da conta do Instagram do museu. As descrições também foram feitas pela equipe.

Recomendados

«Visita de Alberto Santos Dumont ao Museu Nacional em julho de 1928, há quase 90 anos… Ao lado do nosso Pai da Aviação, de jaleco branco, está o então diretor de nossa instituição à época, Edgard Roquette Pinto»

«O gato mumificado na imagem data do período Romano, século I a.C. e faz parte da exposição sobre o Egito aqui no Museu Nacional. Nossa Coleção Egípcia é reconhecida por seu valor arqueológico, histórico, científico e artístico, e é uma das mais antigas e importantes do gênero na América do Sul»

«Da espécie Macrocheira kaempferi (Temminck, 1836), este animal ocorre nas águas profundas do Pacífico, especialmente no Mar do Japão. Podendo chegar a quase quatro metros de envergadura é melhor mesmo que ele não ande pelas águas brasileiras»

«Esta é uma máscara que faz parte da exposição “Etnologia Indígena Brasileira” e que compõe a representação do “ritual da moça nova”, no qual é celebrada a iniciação das jovens indígenas do povo Tikuna (da região do Alto Solimões, na Amazônia). Carregadas de significados mitológicos, as máscaras representam seres sobrenaturais de natureza malévola que buscam apoderar-se da moça nova»

«Ah, a múmia relaxando na foto faz parte da coleção egípcia do Museu e é carinhosamente conhecida como múmia romana, pois data do século I, Período Romano. Além dela, estão em exposição outras três múmias adultas (Sha-Amun-em-su, Harsiese e Hori), cada uma com mais de dois mil anos!»

«Primeiro dinossauro de grande porte montado no Brasil, o Maxakalisaurus topai chegava a atingir 13 metros de comprimento! atração pode ser reaberta em vista do sucesso de uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou cerca de R$ 56 mil em apenas 30 dias. Além de uma série de novas atrações, a sala recebeu um cuidado especial: o chão e as peças de madeira da exposição receberam tratamento de descupinização, evitando novos episódios como o registrado em 2017»

 

Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos