Foco

Candidatos apostam em segurança em São Paulo

A profissão associada à segurança pública está presente no nome de urna de 71 candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa. São delegados, cabos, sargentos, majores, capitães, tenentes, coroneis e bombeiros, além de um agente federal, que tentam ampliar a bancada da segurança, hoje formada por três parlamentares –todos candidatos a reeleição.

Há quatro anos, houve 44 pessoas disputando uma vaga a deputado estadual usando esse tipo de alcunha. São 3,3% dos 2.129 postulantes do atual pleito.

Dos candidatos da “bancada da bala” a deputado estadual que usam o cargo associado à segurança em seu nome, 23 são do PSL, partido do candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Depois, são sete do PR e sete do Patriotas, outra legenda que tem um militar disputando o Planalto, o Cabo Daciolo.

Recomendados

Para Jésus Gomes de Almeida, professor de teoria de administração na Fecap, o capitão reformado do Exército é um dos motivos para tantos candidatos com o discurso da segurança.

“Bolsonaro vem encontrando desempenho razoável nas pesquisas de intenção de voto. Isso cria um vácuo, uma trilha para candidatos parlamentos de modo geral  tentar surfar nessa popularidade e nessa onda”, avaliou.

O professor destaca que é algo parecido com o que funciona com o marketing em geral. “As novas marcas tendem a se aproximar de marcas tradicionais e esse é um fenômeno parecido, aqui associando os nomes com sua conexão com forças de segurança para se associar a um candidato com forte popularidade”, disse.

E, na análise de Almeida, o discurso da segurança está tendo tamanha adesão por causa das questões relacionadas com a sensação de insegurança da população.

“Eles buscam identidade com o clima do medo que atinge os cidadãos, especialmente os de classes mais baixas”, declarou.

A disputa

Se a candidatura dos 2.129 inscritos que constavam ontem no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) for confirmada, serão 22,65 candidatos a cada uma das vagas na assembleia. Dos atuais deputados estaduais, 78, ou 82,9%, vão tentar a reeleição.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos