Foco

Operação do Exército em favelas do Rio de Janeiro deixa cinco mortos

Seis pessoas morreram durante uma operação das Forças Armadas no Conjunto de Favelas da Penha e do Alemão, na Zona Norte, na manhã desta segunda-feira (20). Ainda não há informações sobre se os mortos têm envolvimento com o tráfico de drogas.

Uma das vítimas foi um militar atingido por tiros durante a operação. Outro militar baleado foi internado e seu estado de saúde não foi informado.

As Forças de Segurança também atuam nos conjuntos de favelas do Alemão e da Maré, comunidades vizinhas ao Conjunto da Penha. No total, são 4,2 mil militares das Forças Armadas e 70 policiais civis, com o apoio de aeronaves e blindados.

Recomendados

Pelo menos uma pessoa foi presa. O Batalhão de Ação com Cães participa de forma integrada dessa megaoperação e apreendeu mais de 200 quilos de drogas na Maré. O objetivo da operação é prender traficantes de drogas e cumprir demais mandados judiciais.

Leia mais:
Governo envia comitiva para a fronteira com a Venezuela
São Paulo tem 18 candidatos para duas vagas no Senado

O Exército cercou os principais acessos às comunidades e está trabalhando com máquinas para retirar barricadas. Quem entra e sai da comunidade é revistado e precisa mostrar um documento de identificação aos policiais.

Na última sexta-feira (17), um morador do Alemão denunciou que bandidos já sabiam que as Forças Armadas iriam realizar uma megaoperação no local.

A testemunha contou que horas antes da ação ouviu criminosos planejando uma fuga pela mata da comunidade. Os traficantes, segundo ele, também se organizavam para esconder armas e drogas. Ele conta ainda que os moradores também foram avisados, através de mensagens de WhatsApp sobre a operação na favela.

O Gabinete de Intervenção Federal disse que não houve vazamento de informação sobre a operação e afirmou que o balanço da ação está sob sigilo e, por isso, não vai ser divulgado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos