Foco

Vice de Trump anuncia criação de exército espacial até 2020

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou nesta quinta-feira (9) que o Pentágono começou a planejar a criação de uma «Força Espacial», prevista para ficar pronta até 2020.

«Chegou o momento de escrever o próximo grande capítulo da história de nossas forças armadas, de se preparar para o próximo campo de batalha, para onde serão convocados os melhores e os mais corajosos norte-americanos para dissuadir e vencer uma nova geração de ameaças ao nosso povo, à nossa nação», disse Pence durante um discurso no Pentágono.

A ideia é decorrente de uma proposta do próprio presidente Donald Trump. No entanto, para ser colocada em prática, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso norte-americano.

Recomendados

«O presidente Donald Trump ordenou ao departamento de Defesa que começasse imediatamente o processo necessário para estabelecer uma força espacial como o sexto braço das forças armadas», acrescentou o vice-presidente.

Segundo Pence, caso seja aprovado pelo Congresso, este novo departamento irá «organizar, treinar e equipar a Força Espacial» do país.

A proposta foi revelada por Trump em junho, quando o mandatário disse que o país também precisaria estar presente no espaço. «Nosso destino além da Terra não é apenas uma questão de identidade nacional, mas uma questão de segurança nacional», ressaltou o republicano na ocasião. Esta seria a primeira vez que uma nova força armada nasceria nos Estados Unidos desde 1947. O custo da operação é estimado em cerca de US$8 bilhões em cinco anos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos