Foco

Debate na Band 2018: Por que Lula não irá participar?

Diego Vara/Reuters

O primeiro debate entre candidatos à Presidência da República será realizado pela Band nesta quinta-feira (9), a partir das 22h. Oito dos 13 candidatos confirmados pelas convenções dos partidos estarão presentes para apresentar suas propostas. Entre eles, não estará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

ANÚNCIO

Na segunda-feira (6) a juíza Bianca Arenhart, do TRF-4 (Tribunal Federal Regional da 4ª Região), negou o pedido para que o petista participe do debate eleitoral na Band. A magistrada alegou questões processuais e disse entender que o PT não tem legitimidade para fazer o pedido em nome do ex-presidente.

O recurso foi encaminhado ao presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores. No pedido, os advogados insistem que Lula participe do debate, nem que seja através de vídeos gravados previamente da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde se encontra desde abril. O petista foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

Recomendados

Leia mais:
Debate na Band: baixe tabela e avalie o desempenho do seu candidato
Eleições 2018: Quem vai participar do debate na Band?
Debate da Band: onde assistir ao vivo

O PT confirmou que fará uma transmissão paralela pela internet durante o debate desta noite. O chamado «Debate com Lula», sem o ex-presidente, reunirá o candidato a vice, Fernando Haddad, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) – escolhida para ser vice na chapa após a Justiça Eleitoral definir a situação de Lula na disputa -, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador da campanha, José Sergio Gabrielli.

O «debate» paralelo começará às 22 horas, no mesmo horário da programação da emissora de TV. O PT avaliou que um programa pelas redes sociais daria mais exposição a Haddad e Manuela do que se os dois fossem ao debate na TV como convidados. A estratégia do partido é vincular diretamente os candidatos à imagem de Lula.

Tags

Últimas Notícias