Comprova: Vídeo de apoio a Bolsonaro não é de diretor da revista Veja

Por band.com.br

Um vídeo em que um homem declara apoio ao presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, após participação do político no programa Roda Viva, da TV Cultura, no fim de julho, apesar de verdadeiro, não é de autoria de nenhum diretor ou comentarista da revista Veja.

Segundo a revista, pertencente à editora Abril, nem o homem que aparece na gravação nem ninguém com o nome de Augusto Blat têm qualquer relação com Veja.

Leia mais:
Pesquisa CNT: Sem Lula, segundo turno terá Alckmin e Bolsonaro
Pesquisa CNT: João Doria e Paulo Skaf empatam nos dois turnos
Editora Abril anuncia fechamento de títulos e demissões

Quem assume a autoria do vídeo compartilhado em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas é um usuário do Facebook que se apresenta como Ival.

Ele apagou o vídeo de seu perfil no Facebook após tomar conhecimento de que a autoria do seu vídeo tinha sido deturpada.

Ival publicou o vídeo em 31 de julho, um dia após a participação do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL, no Roda Viva. O vídeo original alcançou quase 700 mil visualizações antes de ser apagado, nesta terça, 7 de agosto.

O site Boatos.org fez, fez também verificação desse vídeo.

Comprova bolsonaro

 


Colabore com o Comprova

Suspeita que uma notícia seja falsa? Envie para nós notícias, fotos e vídeos que você recebeu por Whatsapp ou viu nas redes sociais e suspeita que sejam falsos.

  • Band: Whatsapp – (11) 99901-0203
  • BandNews: Whatsapp – (11) 99991 7676
  • BandNews FM: Whatsapp – (11) 99959-2100
  • Rádio Bandeirantes: Whatsapp – (11) 99904-8756
  • Metro Jornal: E-mail – leitor.sp@metrojornal.com.br

O Grupo Bandeirantes faz parte do Comprova, um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes empresas de mídia brasileiras para identificar e explicar rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação que possam influenciar a campanha para as eleições presidenciais no Brasil em 2018. Band, canal BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e Metro Jornal fazem parte da coalizão "Jornalismo Colaborativo contra a Desinformação".

O Comprova foi inspirado por outros projetos do First Draft, como o CrossCheck – sua iniciativa de colaboração jornalística premiada, realizada durante a campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017. Outros deles foram parcerias com agências de verificação de fatos nas eleições de junho de 2017 no Reino Unido e de setembro de 2017 na Alemanha.

Confira neste link todos os parceiros do projeto.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo